Homilia | Filho de Davi, tem compaixão de nós… Faça-se conforme a fé de vocês | Mt 9, 27-31
Homilia | Filho de Davi, tem compaixão de nós… Faça-se conforme a fé de vocês | Mt 9, 27-31
A oração é expressão de nossa fé. O que rezamos é o que cremos e deve ser aquilo que praticamos. As ações devem tornar visível a nossa relação amorosa com Deus. Jesus mostra como Ele reza, e isso avalia a sinceridade de nossa oração. Um testemunho vazio de caridade, mansidão e amor aos outros facilmente é reconhecido, ridicularizado e denunciado como farisaísmo.
No evangelho de hoje, vemos a cura de dois cegos que gritam atrás de Jesus pedindo compaixão e piedade. Pedem a cura! Em casa (na comunidade), Jesus conversou com eles e avaliou a fé que professavam: “Faça-se conforme a sua fé”.
Aproximar-se de Jesus sem fé, não realiza e nem acontece transformação. Ele é a presença de Deus na história. Hoje muitas pessoas não percebem que Jesus é o enviado do Pai e a realização de sua vontade. Se falta a fé não conseguem compreender quem Ele é.
Dessa compreensão depende o seguimento. O encontro com Jesus transformou a vida daqueles cegos. Houve um seguimento pelo caminho, uma conversa na intimidade da casa (comunidade), uma profissão de fé e só depois se realizou o que eles desejaram.
E ao final desse processo eles saíram (ação missionária) e falaram de Jesus às pessoas, anunciando-o como presença da misericórdia de Deus junto da humanidade, o sinal do Reino. Era impossível não haver divulgação, pois, todos desejavam saber como tal maravilha veio a acontecer. Não foi propaganda, foi evangelização!
Rezemos
Senhor, cura nossa cegueira, ajuda a discernir a realidade e reconhecer a missão que temos pela frente. Quero ser um evangelizador.
O Senhor nos abençoe e guarde.
Liturgia Relacionada
Sexta-feira, 2 de Dezembro de 2022
1ª Semana do Advento
Leituras:
Is 29,17-24
Sl 26(27),1.4.13-14 (R. 1a)
Mt 9,27-31
Homilia em Vídeo
https://www.liturgiacatolica.com/