HOMILIA – FESTA DA NATIVIDADE DE MARIA – Mt 1, 18-23

HOMILIA – “Maria, sua mãe, estava prometida em casamento a José, e, antes de viverem juntos, ela ficou gravida pela ação do Espírito Santo”. Mt 1, 18-23

 

 

A liturgia de hoje, celebra o nascimento de Maria. Além de celebrar o dom da vida, a festa lembra que este nascimento é a aurora da nossa salvação. É uma realidade importante na execução do projeto divino: Deus na sua misericórdia quis salvar os homens com a colaboração de Maria, a nova criatura. É a nova Eva, a mãe da nova humanidade. E devemos ter em conta que o Protagonista deste nascimento é Deus.

 

Deus olha e admira a menina que descansa tranquila nos braços de Sant’Ana e a prepara para o futuro: Um dia ela dará à luz aquele que o universo não pode conter.

 

Ao contemplar o nascimento de Maria, São João Damasceno exclama: “Formou-se um céu sobre a terra, porque está para iniciar a salvação”.

 

Nela acontecerá o impossível aos olhos humanos: o Deus de nossos pais vai assumir nossa carne, nossa história, nossas limitações. Mateus lista os antepassados de Jesus. Entre tantos justos, enumera também, pessoas duvidosas, Jesus vai carregar sobre si os pecados do mundo.

 

O Filho de Maria será chamado, Emanuel, Deus conosco. Ele é Filho de Deus e Filho de Maria. Como descendente de Davi, José dará a ele o nome de Jesus.

 

Ó Mãe, ensina a Igreja acolher a vontade do Pai, que se torne amorosa e servidora, e cuide da vida em todas as suas etapas para que todos vivam dignamente. Ajude-nos a proteger a vida!

Rezemos: Senhor, ajude cada um de nós a entender e acolher as surpresas de Deus em nossa vida. Surpresas que tecem a História da Salvação, que preparam Maria e José para acolherem Jesus, o Salvador.

 

O Senhor nos abençoe e guarde.

 

[MEC id=”398126″]

 

 

HOMILIA
HOMILIA DA LITURGIA DA MISSA DE HOJE