Homilia | Festa da Dedicação da Basílica de Latrão 09/11/22
Homilia | Festa da Dedicação da Basílica de Latrão 09/11/22
“Disse Jesus: não façam da casa de meu Pai um mercado…Destruí este Templo e em três dia eu o reerguerei…” Jo 2, 13-22
O Templo de Jerusalém era o único lugar do culto a Deus. Deus morava no Templo. No Novo Testamento essa realidade é superada. Não precisava mais de animais para o sacrifício e nem do comércio que se criou ao seu redor.
Jesus encontrou o Templo controlado por interesses políticos e econômicos da elite de Jerusalém. Em um gesto profético, expulsou os vendedores e denunciou a descaracterização do Templo, que devia ser a Casa de Deus. O verdadeiro Templo é Jesus, e lembra a todos: “Ninguém vai ao Pai, senão por mim” Jo, 14,6.
Para os cristãos, os templos são apenas lugares funcionais para realização do culto a Deus. Deus não necessita de templos, os humanos, sim.
A Igreja desde os primeiros séculos, erigiu seus lugares de culto . E hoje celebramos a dedicação da primeira Basílica do Ocidente, a Basílica de São João de Latrão, a Catedral de Roma, a Igreja do Papa, a mãe de todas as igrejas do mundo.
Rezemos: Senhor, reforça em nós a consciência de que pelo batismo, somos Templos de Deus, morada do Espírito Santo, chamados a viver na santidade.
O Senhor nos abençoe e guarde.
JLF
https://homilias.com.br/liturgia-diaria/liturgia-diaria-quarta-feira-9-de-novembro-de-2022/