Homilia | “Felizes os pobres no espírito, porque deles é o Reino do Céus… fiquem contentes e alegres, será grande a recompensa nos céus”. Mt 5, 1-12
Homilia | Felizes os pobres no espírito, porque deles é o Reino do Céus
O CAMINHO DA VERDADEIRA ALEGRIA!
Jesus no começo de sua missão proclama as bem-aventuranças e dá início ao Sermão da Montanha. As bem-aventuranças são o autorretrato do maior bem-aventurado, o próprio Jesus; propondo o caminho da autentica felicidade em Deus. Definem em que consiste o Reino de Deus. É o contrário do reino deste mundo, assentado na injustiça com seus reflexos: opressão, ganância, egoísmo, falta de paz…
O Reino de Deus, é formado por pessoas desapegadas dos bens terrenos, pessoas livres que põem a sua confiança em Deus; os pobres que se deixam conduzir pelo Espírito de Deus num mundo de aflitos, humilhados, famintos de justiça e de pão.
O Reino de Deus exige a prática da justiça e a promoção da paz entre pessoas e povos. Gestos que transformam as situações de sofrimento em consolação e alegria. Esta escolha pode acarretar perseguições por parte dos que preferem manter um sistema corrupto e injusto.
Mas, na provação, quem escolhe e abraça o Reino de Deus experimenta a verdadeira alegria e não desperdiça os esforços; pode contar com a recompensa divina. Transforma as relações humanas e faz viver como filhos de Deus.
O Bem-aventurado é quem centra sua vida no Reino, o querer do Pai é o eixo de sua vida, jamais praticará a idolatria. Em seu coração não haverá lugar para o egoísmo, antes a pratica da misericórdia será sua preocupação. A pureza de coração rejeitará a falsidade e a maldade. Ele será um construtor da paz com a superação das divisões e conflitos. Não terá medo de ser perseguido, está a serviço do Reino. Abraça esse projeto e experimenta a verdadeira alegria e sabe que pode contar com a recompensa divina.
Rezemos: Senhor, quero fazer a sua vontade. Quero ser um bem-aventurado, um discípulo do Reino.
O Senhor nos abençoe e guarde.