Homilia | “Felizes os olhos que veem o que vocês veem e os ouvidos que ouvem o que vocês ouvem!” | Lc 10, 21-24
Homilia | “Felizes os olhos que veem o que vocês veem e os ouvidos que ouvem o que vocês ouvem!” | Lc 10, 21-24
É uma alegria quando a Palavra é acolhida e produz fruto de conversão e vida nova. Foi assim que Jesus rezou, naquele momento, cheio de alegria. Ele bendisse a Deus, porque os pequeninos estavam sendo evangelizados, acolhendo a Boa Nova do amor. Em oração Jesus reconhece que isso é obra do Pai.
A oração é um momento de entrarmos na intimidade de Deus. Jesus nos acolhe e consola com sua presença e alcança uma relação de conhecimento amoroso com Pai na força de seu Espírito.
O mistério de Deus nos é revelado através de um coração simples e pobre que, cada dia se abre no silencio para o encontro com a Palavra.
O evangelho de hoje nos ensina a ter esse coração simples e humilde, igual ao de Jesus. Na humildade se alcança mais facilmente a união com Ele que, de “rico se fez pobre para nos enriquecer” na ternura de seu amor.
O anuncio do Reino foi acolhido mais facilmente por aqueles que tinham um coração de pobre e não se fecharam na soberba ou no orgulho dos que se achavam sábios e inteligentes. A pobreza e a humildade são a base para se alcançar todas as virtudes. Os humildes veem a Deus, e deles, Deus nunca se afasta.
Os discípulos de Jesus são convidados a se fazerem pequeninos para terem acesso à revelação do Pai. O Filho tem o poder de revelar o conhecimento de Deus e Ele pode revelar a quem o quiser. “Felizes os olhos que veem o que vocês veem e os ouvidos que ouvem o que vocês ouvem!”. Os simples de coração viram a vitória de Deus.
Rezemos
Senhor, que eu seja simples, humilde e encha o meu coração de fé e de amor, para perceber os teus apelos.
O Senhor nos abençoe e guarde.