Homilia – “Feliz aquela que acreditou, pois o que foi dito da parte do Senhor será cumprido!” Lc 1, 39-47

Homilia – “Feliz aquela que acreditou, pois o que foi dito da parte do Senhor será cumprido!” Lc 1, 39-47

Homilia – “Feliz aquela que acreditou, pois o que foi dito da parte do Senhor será cumprido!” Lc 1, 39-47

No tempo previsto, Deus enviou seu Filho nascido de uma mulher e sujeito a Lei; a fim de resgatar a todos e fazer de nós seus filhos e herdeiros. Sendo filhos, Deus a todos, o Espirito de seu Filho que clama Abá-o Pai! Manifestou a sua glória e prodígios entre os povos. Ele julga com justiça, cantemos e bendizemos seu nome santo.

Ela e Isabel se encontram e compartilham apoio mútuo, esperam filhos que transformarão a humanidade. Maria é a primeira missionária. Apressadamente se dirige a uma cidade de Judá para anunciar a Boa-Nova e oferecer seu serviço a Isabel. Maria, que fez de si um ofertório para Deus, vai, agora, oferecer seu Filho ao mundo.

Ao longo dos tempos, Maria continua visitando seus filhos e filhas, sobretudo nos momentos difíceis, apontando seu Filho como Caminho, Verdade e Vida.

Seja na região montanhosa da Judeia ou na colina de Tepeyac, Maria mostra a delicadeza, o serviço e o cuidado. Ela é a Mãe dos necessitados e de todos os que precisam de ajuda. É a nossa Mãe, e ela cuida de nós.

Advento Amazon 2

Nossa Senhora de Guadalupe

Hoje celebramos a aparição de Maria, em dezembro de 1551, no México. A imagem de Nossa Senhora aparece estampada no manto do pequeno índio Juan Diego. O culto à Virgem de Guadalupe propagou-se rapidamente e favoreceu a divulgação da fé cristã entre os indígenas.

Nossa Senhora de Guadalupe é um abraço amoroso a todos os seus devotos, mas é também uma opção profunda pelos simples, humildes, pobres e marginalizados. É a Mãe misericordiosa sempre pronta a socorrer os seus filhos, sobretudo, os mais infelizes. Ela recolhe nossas lágrimas e faz florescer o caminho.

Foi construído ao pé da colina de Tepeyac, lugar das aparições, um santuário concluído em 1709 e elevado à categoria de Basílica pelo Papa Pio X, em 1904. Este mesmo papa conferiu à Virgem de Guadalupe o título de Padroeira da América Latina.

Juan Diego foi canonizado por São João Paulo II, em 2002. Maria de Guadalupe é acima de tudo Mãe dos pobres e marginalizados, dos simples e abandonados. Olhe por nós hoje e sempre!

Rezemos

Quero aprender com Maria a ser discípulo-missionário, para apressadamente servir com amor. Que Maria, a Virgem de Guadalupe, nossa Mãe, rogue a Deus por nós, agora e na hora de nossa morte. Amém!

O Senhor nos abençoe e guarde.