Homilia – “Eu vi o Senhor!… contei tudo”. Jo 20, 11-18

Homilia – “Eu vi o Senhor!… contei tudo”. Jo 20, 11-18
Maria Madalena busca o corpo de Jesus sepultado às pressas. A busca revela a sinceridade de sua amizade. Mas é preciso esforçar-se para refazer as relações, dando-lhes um sentido verdadeiro.
A tristeza e a decepção tomam conta do coração de Maria Madalena que chora o amigo no lugar onde foi sepultado. Não reconheceu Jesus de imediato. Vai reconhecê-lo, quando Ele pronuncia seu nome.
Um encontro carregado de emoção. A resposta sai de um coração agradecido, cheio de amizade, por tudo que Jesus realizou em sua vida: “Raboni”. Surpreende-se ao encontrá-lo vivo. A saudade que a levou ao túmulo, dá lugar a uma explosão de entusiasmo.
As ovelhas conhecem a voz do pastor e o seguem. Jesus ajuda Maria Madalena a superar o passado e as lágrimas. Ela experimenta a Ressurreição. Ao reconhecê-lo, estanca o choro e vibra de alegria. Torna-se Missionária do Evangelho, testemunha da Ressurreição, servidora do Reino e anuncia: “Eu vi o Senhor!”.
O encontro pessoal com Jesus Ressuscitado faz de nós suas testemunhas. Um encontro que faz diferença. Vamos encontrá-lo na oração, na meditação de sua Palavra, na celebração Eucarística, na adoração, na visita a um pobre, na vivência comunitária e fraterna, na solidariedade…
A certeza da Ressurreição tem força para espantar as nossas sombras. Nossa esperança não termina num túmulo vazio, mas nos remete a um futuro de alegria. É a certeza dada por Jesus, que sabe nosso nome e nos chama para a missão.
Rezemos
Senhor, ao teu chamado de amor, quero responder. Na alegria, quero servir e anunciar o teu reino de amor.
Que o Papa Francisco descanse em paz!
O Senhor nos abençoe e guarde.