Homilia | “Eu sou a videira, e vocês são os ramos. Quem permanecer em mim, e eu nele, dará muitos frutos, porque sem mim vocês não podem fazer nada”. Jo, 15, 1-8
Homilia | Eu sou a videira, e vocês são os ramos
A imagem da videira mostra a importância de permanecer unido a Jesus. Ele é a verdadeira videira; o Pai é o agricultor, zela pela produção e o crescimento dos frutos; os ramos são os discípulos.
Quem estiver ligado Jesus produzirá abundantes frutos de fraternidade e justiça, na vida e na missão. Ele lembra: “Sem Mim nada podem fazer”. Produziremos furos saborosos. Separados dele, somos galhos secos e inúteis. Nos ramos corre a misteriosa seiva da graça, a força do Espírito Santo, que leva a produção dos frutos.
Existe ainda a dimensão da poda. Por vezes, exuberantes galhos são cortados. É o sofrimento que nos tira da zona de conforto, diminui as folhas da aparência, mas aumenta a confiança, a quantidade e a qualidade dos frutos.
Aos que permanecem unidos a Jesus e praticam sua palavra, Ele cuida de nós, mantém na unidade e garante: “Peçam o que quiserem, e isso lhes será concedido”.
Permanecer é perseverar na unidade, só assim podemos frutificar. Sem Jesus, nada podemos fazer. Teremos um coração fechado para a misericórdia e a solidariedade; nada produziremos de bom, de justo, de santo.
Rezemos: Senhor, quero ficar unido ao seu amor como o ramo a videira, moldar o meu coração e trabalhar generosamente para que o mundo seja melhor.
O Senhor nos abençoe e guarde.
Leia a homilia do Evangelho de hoje aqui:
___________________________________________________________________________
MAIS CONTEÚDO
▶ SITE HOMILIAS
▶ PRODUTOS CATÓLICOS
▶ TELEGRAM
▶ YOUTUBE
▶ CLUBE DE LEITURA
▶ APLICATIVOS ANDROID
___________________________________________________________________________
[MEC id=”398130″]