Homilia – “Eu sou a porta das ovelhas” Jo 10, 1-10

Homilia – “Eu sou a porta das ovelhas” Jo 10, 1-10
O pastor cuida das ovelhas, protege e salva. O ladrão se apossa, destrói e mata. As ovelhas se aproximam do pastor, conhecem sua voz, do ladrão elas fogem. Quando o pastor as chama pelo nome, não hesitam em segui-lo.
Os discípulos reconhecem a voz de Jesus, o Pastor. Não pelo som, mas pelo conteúdo de suas palavras que possibilitam a comunicação. Os discípulos ouvem com o coração e se deixam enviar para o serviço do Reino, a prática do amor e do perdão. Deixam-se levar pela voz que conduz aos empobrecidos.

Jesus é a porta por onde se pode entrar e sair com toda a liberdade sem medo. As ovelhas estão seguras de encontrarem o alimento necessário, e os discípulos de trilharem o caminho de Deus. A missão de Jesus é conduzir para fora de tudo o que aprisiona e explora, Ele proporciona vida e vida em abundância.
Não há outro nome que possa salvar. A segurança das ovelhas está em permanecer no rebanho, guiado pelo pastor. Jesus é a porta, a única possível. Evitando vagar sem rumo, presos ao erro, à maldade e distantes do caminho do amor.
As comunidades, a exemplo do Pastor, devem estar de portas abertas para ir ao encontro dos irmãos. Acolhendo e protegendo todos os que desejam alcançar a vida. Vida que está acima da Lei e que Jesus nos oferece; a vida em plenitude.

Rezemos
Senhor, somos gratos, porque nos cuida e conduz. Não permita que sigamos outros caminhos. Queremos viver a alegria da vida plena.
O Senhor nos abençoe e guarde.