Homilia – “Eu sou a luz do mundo”. Jo 8, 12-20

Homilia diária segunda-feira JLF - homilias.com.br

Jesus é a luz que dissipa nossas obscuridades. Uma luz que está presente em todos. Homilia – “Eu sou a luz do mundo”. Jo 8, 12-20

Homilia – “Eu sou a luz do mundo”. Jo 8, 12-20

5ª. SEMANA DA QUARESMA – SEGUNDA FEIRA – 07/04/2025

Os adversários de Jesus, distorcem sua ação, mas olham para ele com maldade e suspeita, julgam-no um competidor de Deus, usurpando suas obras e realizando-as à revelia. Por não estarem em sintonia com o Pai, não percebem a verdade sobre Jesus: “se me conhecessem, conheceriam também o meu Pai”, afinal, por se julgarem fiéis e santos, empenharam-se no propósito maligno de elimina-lo.

Jesus é a luz que dissipa nossas obscuridades porque é uma luz que está presente em todos. E nenhum ser humano pode desenvolver-se na escuridão e na ignorância, pois a escuridão paralisa. Uma pequena luz põe tudo no lugar, portanto, lembramos a criação: “Faça-se a Luz”, e o caos foi transformado.

10 dicas para a saúde sexual a partir dos 45 anos
Curtir, comentar... ser processado

Diante de tantos impasses e conflitos que ameaçam nossa vida, o poeta lembra: “Faz escuridão, mas eu canto”. É a confiança do justo que clama por justiça e espera em Deus, então, como Susana, diante da acusação de dois anciãos injustos e maldosos. Com a mediação do jovem Daniel foram desmascarados em suas mentiras, e uma inocente foi salva.

Eu sou a luz do mundo”, então, Jesus é a luz que precisamos e Nele somos iluminados. Essa iluminação expande o nosso ser e desbloqueia as possibilidades de nossa humanidade: é uma força fecunda, um princípio ativo, uma condição indispensável para que haja vida, mostrando o que é belo, bom e verdadeiro em nós.

Rezemos: Senhor, ilumina a minha vida e dá-me um olhar bom, capaz de compreender a sua ação como aquele que serve e manifesta o amor do Pai pela humanidade.

O Senhor nos abençoe e guarde.