Homilia | “Eu sei quem tu és: o Santo de Deus!”. Lc 4 31-37
Homilia | “Eu sei quem tu és: o Santo de Deus!”. Lc 4 31-37
Jesus é coerente com seu programa missionário libertador. Na sinagoga de Cafarnaum, mostra que a sua palavra tem algo novo em relação aos mestres e pregadores, que impressiona os ouvintes. O conteúdo da sua pregação é transformado em realidade, não fica sem efeito, é libertador. Basta uma palavra, e as pessoas ficam recuperadas.
Jesus “fala com autoridade”. Sua palavra é eficaz; “Dá ordem aos espíritos impuros, e eles saem”. O espírito impuro sabe que está diante de uma força superior: “Eu sei quem tu és: O Santo de Deus”. O demônio pode conhecer teologia, mas falta-lhe a dimensão do amor. Conhece, mas não sabe amar.
A ação do espírito impuro é alienar as pessoas, impedindo-as de pensar e agir por si mesmas. O que aliena as pessoas é mau e demoníaco. As ideologias, as propagandas mentirosas, os sistemas, as estruturas opressoras são agentes do demônio, enganando e manipulando o povo.
O espanto acontece quando Jesus submete os espíritos impuros. Foi inevitável que a sua fama se espalhasse. Os discípulos serão investidos do mesmo poder: libertar da escravidão e das amarras que prejudicam a vida de ser plena como Deus sonhou para seus filhos e filhas.
A força da palavra dos discípulos dependerá da fé e da consistência de sua relação com Jesus. Quanto maior for a solidez de sua fé, mais consistente será sua ação libertadora.
Rezemos:
Senhor, quero ser firme na fé. Que a minha ação seja capaz de libertar quem está oprimido pelo mal. Quero seguir Jesus na missão de amar, libertar e cuidar.
O Senhor nos abençoe e guarde. (JLF)
Aplicativo Android
Surpreenda-se com um aplicativo completo para o público católico.
Gratuito, Surpreendente, Interativo!
MAIS CONTEÚDO
▶ SITE HOMILIAS
▶ PRODUTOS CATÓLICOS
▶ TELEGRAM
▶ YOUTUBE
▶ CLUBE DE LEITURA
▶ APLICATIVOS ANDROID
[MEC id=”398130″]