Homilia “Eu não vim chamar os justos, e sim os pecadores”

Os cobradores de impostos estavam a serviço dos romanos, eram odiados pelo povo. Considerados como descrentes, sem Lei, praticamente um pagão. Homilia “Eu não vim chamar os justos, e sim os pecadores”

 

 

 

 

 

 

 

Homilia “Eu não vim chamar os justos, e sim os pecadores”

 

 

 

 

A convivência de Jesus com os excluídos do sistema religioso, de modo especial, os cobradores de impostos e os pecadores, acabou chocando a sensibilidade religiosa de muitos. A religião recomendava tomar distância deles, para não correr o risco de contaminação.

 

Os cobradores de impostos estavam a serviço dos romanos, eram odiados pelo povo. Considerados como descrentes, sem Lei, praticamente um pagão. Eram marginalizados e excluídos. Isso afetava a cidadania e a religião.

 

Na banca de imposto, Jesus descobre um futuro discípulo. Ele chama Levi (Mateus), que entendeu o chamado. Foi ágil e pronto no seguimento. Levantou-se e não tornou a sentar-se. Seguiu adiante e o convidou para sua casa, isto é, para entrar definitivamente em sua vida.

 

A serena convivência de Jesus com os cobradores de impostos gera pesada censura dos doutores da Lei. Não aceitam que Jesus se misture com pessoas consideradas pecadoras.

 

O agir de Jesus não tem a intenção de escandalizar ninguém. Comer com os pecadores faz parte de sua missão. Uma atitude admirável, pois não se deixa levar pelos preconceitos e acaba desconsertando os adversários, que estão longe de entender a sua pedagogia: reconstruir relações ao redor da mesa na fraternidade.

 

Ele deixa claro a sua missão: “Não são os que têm saúde que precisam de médico, e sim os doentes”. É uma presença amorosa de Deus em meio a quem era desprezado em nome de Deus. Veio salvar quem estava perdido. Veio para todos, independentemente de sua situação.

 

 

Rezemos:

Senhor, tira de mim os preconceitos que me afastam daqueles que têm preferência em seu coração. Pois, somos enviados a acolher, amar e servir.

 

O Senhor nos abençoe e guarde. (JLF)

 

Missal Romano 3ª Edição Típica 2023
Missal Romano 3ª Edição Típica 2023
ORAÇÕES EUCARÍSTICAS PARA CONCELEBRAÇÃO - CONFORME 3ª EDIÇÃO TÍPICA DO MISSAL ROMANO
ORAÇÕES EUCARÍSTICAS PARA CONCELEBRAÇÃO CONFORME 3ª EDIÇÃO TÍPICA DO MISSAL ROMANO

 

 

INSTRUÇÃO GERAL DO MISSAL ROMANO 2023
INSTRUÇÃO GERAL DO MISSAL ROMANO 2023

 

 

 

 

Tags: