Homilia – “Eu mandei degolar João. Quem é esse homem, sobre quem ouço falar essas coisas?”. Lc 9, 7-9
Homilia – “Eu mandei degolar João. Quem é esse homem, sobre quem ouço falar essas coisas?”. Lc 9, 7-9
Jesus, com suas atitudes coerentes, com o seu poder de expulsar as forças do mal e curar as doenças, em pouco tempo, havia cativado e arrastado atrás de si uma grande multidão. Embora insistisse para não publicar seus feitos, sua fama logo se espalhou por toda a parte e chegou até Herodes.
A atuação de Jesus deixa Herodes curioso e perturbado: “Quem é esse Homem?”. O conhecimento da identidade de Jesus não é resultado de uma busca curiosa. Dependerá do esforço de entrar em comunhão com Ele e acolher com bondade de coração.
A simples visão física não é suficiente para se chegar ao conhecimento do Mestre e reconhecê-lo como o “Filho amado do Pai”, enviado para anunciar o Reino e fazê-lo acontecer.
O desejo de entrar em comunhão com Jesus comporta o esforço de ser transformado por Ele. Herodes, tomado pela maldade cometida contra seu irmão, de cuja mulher se apossou, e na sua tibieza, dominado por ela e pela filha, que pedem a cabeça de João Batista. Herodes só manifesta a curiosidade, mas não se deixa tomar pelo convite que João Batista havia feito: a conversão. Por isso, a pergunta de Herodes ficou sem resposta.
Uns procuram ver Jesus, outros têm medo de encontrá-Lo, de abraçar um projeto de vida fundado na misericórdia, na justiça, no amor, no serviço e na partilha.

Rezemos:
Senhor, eu quero ver Jesus! Estar em comunhão com Ele para ser transformado pela força do seu amor e aprender a ser misericordioso e bondoso.
O Senhor nos abençoe e guarde.