Homilia | Eu lhe garanto: Hoje mesmo você estará comigo no Paraíso | Lc 23, 35-43
Homilia | “Eu lhe garanto: Hoje mesmo você estará comigo no Paraíso”. Lc 23, 35-43 | SOLENIDADE DE CRISTO, REI DO UNIVERSO | UM REI AMOROSO E SERVIÇAL
Um Rei amoroso e serviçal
O último domingo do ano litúrgico celebramos Cristo Rei do Universo. Em 2Sm 5, 1-3, já temos uma antecipação do Reinado de Jesus, que se manifestará plenamente na cruz. Davi recebeu uma promessa de descendência perpetua, e Jesus é a realização dessa promessa.
Por meio de Cristo, fomos arrancados das trevas e transferidos para o Reino da Salvação, o reinado do amor, da justiça, da fraternidade, do perdão.
São Paulo lembra: “Ele existe antes de todas as coisas e nele todas as coisas têm consistência”. Ele é o Senhor da história, único caminho para o Pai. Cristo tem a primazia sobre tudo.
Um reinado contrário aos reinos comuns
Com Jesus, da descendência de Davi, nasce a esperança de que o reinado será restaurado, mas não nos moldes de Davi. Jesus é essa esperança. Um Reino que declara felizes os pobres, que busca o está perdido, que se alegra com volta do filho que virou as costas ao pai. Um reinado contrário aos reinos comuns.
A realeza de Jesus nada tem de mundana. Ele foi provado até o fim, entregando sua vida na cruz, para não deixar espaço para o egoísmo. Assim, estabelece relações sem perigo de oprimir ou violentar quem precisa dele.
Reino da justiça e do perdão
Cuida na bondade e na misericórdia, acolhe os fracos e indefesos. As palavras duras ficam reservadas para os prepotentes. Foi o Rei do amor e da vida que resgatou a dignidade e fez justiça a todos como se espera de um verdadeiro rei.
No reinado de Cristo, todos, começando pelos últimos, são acolhidos. É o Reino da justiça e do perdão. Neste reinado não existem tronos de ouro e marfim, mas há cruz, o maior símbolo de amor que a humanidade conhece.
Celebrar a solenidade de Cristo Rei, não é poesia, ou lendas antigas e medievais. E sim, comprometer-se com os amados de Deus, os pobres e excluídos de hoje e devolver-lhes a dignidade que todo ser humano merece.
A luta pelo Reino
O Reino de Deus avança na história à medida que lutamos para que todo ser humano tenha suas necessidades básicas supridas; a justiça estabelecida em nossas relações; e o respeito, o amor e a fraternidade crescendo entre nós.
E hoje celebramos também o dia dos Leigos, lembrando que participar desta festa é mais do que fazer memória do passado, mas firmar um compromisso de acordo com nossa vocação.
Rezemos
Senhor, quero ver o teu Reino de Amor, aprender a amar e servir.
O Senhor nos abençoe e guarde.