Jesus convida a dar um passo adiante, por propor interromper a violência, superando as retaliações | Homilia | “Eu digo a vocês: não enfrentem quem é malvado” | Mt 5, 38-42
Homilia | “Eu digo a vocês: não enfrentem quem é malvado” | Mt 5, 38-42
A homilia do “Olho por olho, dente por dente” não é um convite para a vingança, mas para a moderação, pois visava prevenir a excessiva punição: o castigo não deve ser maior que o crime, é uma forma de limitar a violência, quando a vingança era ilimitada.
A homilia da justiça
Esta lei ainda predomina as relações onde o Evangelho ainda não penetrou profundamente., uma vez que esse conceito se acomoda ao nosso senso de justiça. Então, é comum ouvir: “quero justiça”, desejando que o agressor sofra as mesmas consequências. Todavia, o cristão é chamado a quebrar essa espiral de ódio, respondendo com o bem e o amor.
A vingança no contexto da homilia
Jesus convida a dar um passo adiante, pois propõe interromper a violência, superando as retaliações, oferecendo respostas generosas, vivendo reconciliado, e perdoando sempre. Assim, o direito à vingança cede lugar a lei da misericórdia, ao exercício da tolerância e da compreensão. Então, jamais responder com a mesma moeda, isso fortalece o agressor.
A homilia do combate
Oferecer a face não é a incapacidade de se defender, nem sinal de fraqueza e muito menos o favorecimento para o violento ser mais violento, mas a demonstração de que é um homem de paz, desconcertando a violência e mostrando sua a insensatez e inutilidade. O discípulo então combate à violência racionalmente, com amor e generosidade, gerando novas atitudes.
Rezemos a Homilia
Senhor, conforme a Tua Palavra, que eu compreenda a exigência do amor misericordioso e saiba transformar a milha da obrigação* em milha da generosidade. (*A Lei obrigava o judeu a carregar a bagagem de um romano por uma milha, igualmente a milha da obrigação, e Jesus pede a segunda milha, da generosidade.)
O Senhor nos abençoe e guarde. (Mons. JLF)