Homilia – “Estejam vigilantes! Vocês não conhecem nem o dia e nem a hora”. MT 25, 1-13
“Estejam vigilantes! Vocês não conhecem nem o dia e nem a hora”
Homilia – MT 25, 1-13
Jesus sempre usa comparações: parábolas, alegorias e realidades cotidianas para falar do Reino, o ponto central do seu ensinamento e pregação.
Na Parábola das dez jovens chama atenção para a vigilância que deve acompanhar o discípulo de Jesus. Não é passividade ou sonolência, é ação pessoal e construção comunitária. Ninguém substitui ninguém, cada um oferece a sua contribuição.
O noivo é Jesus. O Banquete é o Reino de Deus, presente e atuante no mundo. As jovens, representam os discípulos, homens e mulheres de toda parte. Todos carregam lâmpadas acesas, indicando que a comunidade deve ser luz para o mundo. É atitude de fé. O óleo é a prática da justiça e da caridade. O atraso do noivo é a demora da vinda Senhor. A sua chegada repentina, corresponde à vinda de Jesus que pode acontecer a qualquer hora. A parábola fala de responsabilidade e vigilância.
A parábola fala dos prevenidos que se prepararam para o encontro com o Senhor. Perseveraram na solidariedade, sempre prontos para servir. Trilharam o caminho sem esmorecer, souberam manter-se fieis no discipulado missionário. Para o caminho levaram uma reserva de azeite, a lâmpada se manteve acesa.
Os sem juízo, não levaram azeite consigo; são inconstantes na opção. Alternam momentos de empenho na prática do bem, de esfriamento e desvios do projeto de vida que abraçaram. A inconstância lhes trará frustração, quando Jesus os encontrar em infidelidade.
A prudência aconselha preparação para alegrias do Reino. Fiquemos vigilantes: não sabemos nem o dia e nem a hora que Jesus vai chegar.
Rezemos:
Senhor, quero ser perseverante na espera e participar das alegrias do seu Reino de amor e vida.
O Senhor nos abençoe e guarde. (JLF)
Aplicativo Android
Surpreenda-se com um aplicativo completo para o público católico.
Gratuito, Surpreendente, Interativo!