Homilia | “Jesus disse: Isaias em profetizou a respeito de vocês… Este povo me honra com os lábios, mas o coração está longe de mim. Eles me prestam culto inutilmente, ensinando doutrinas que são mandamentos humanos”. Mc 7, 1-13
Homilia | Este povo me honra com os lábios
Para os fariseus e escribas a verdadeira religião é observar leis e ritos. Entre os que escutam Jesus, alguns não conseguem entender o jeito Dele e ficam apegados as suas tradições e costumes. Não percebem os valores e as inspirações dessas leis e acabam criando uma religiosidade rotineira e vazia.
Jesus declara que essa tradição apresentada como de origem divina é de ao contrário, de origem humana e, portanto, não pode ser imposta como de origem divina. E chama a atenção dessa observância puramente exterior: “Eles me prestam culto inutilmente”.
Creem estar agradando a Deus, quando na verdade estão desprezando o próximo, e Jesus vai lembrar: “Para transmitir sua própria tradição, vocês invalidam a Palavra de Deus”.
Os lábios vão proferir longas orações, mas os corações continuam insensíveis. E Jesus vai apresentar um ensinamento novo, que coloca a vida acima da lei. É preciso perceber os valores que as leis apontam e não absolutizar, mas pratica-la a serviço da vida. Ele propõe a religião do amor.
Jesus ensina que ser fiel a Deus é praticar o amor, e não uma observância externa da Lei. O legalismo faz votos de Corban (oferenda consagrada a Deus) e deixa os pais na miséria. Ele vê nisso um abuso e não fidelidade a Deus.
Rezemos: Senhor, me livre da hipocrisia, e faça com que eu saiba agir partir das entranhas da misericórdia e da justiça.
O Senhor nos abençoe e guarde. (JLF)