Pedro, Tiago e João são testemunhas privilegiadas. A montanha é o lugar da manifestação divina. Homilia – Estar com Jesus e Transfigurar-se – Mc 9, 2-10
Homilia – Estar com Jesus e Transfigurar-se – Mc 9, 2-10
Liturgia Diária – Evangelho de hoje – Domingo, 25/02/24
Estar com Jesus
A Transfiguração acontece quando Jesus toma a decisão de caminhar para Jerusalém. Vai abrir uma janela, sua hora está chegando e teme a fragilidade dos discípulos na hora da perseguição e da cruz.
Pedro, Tiago e João são testemunhas privilegiadas. A montanha é o lugar da manifestação divina. Moises e Elias significam a Lei e os profetas. Jesus é o investido pelo Pai e recebe sua chancela: “Este é o meu Filho amado, escutai-o”, é a transparência do Pai.
Comunhão e a vivência
Na transfiguração de Jesus, os discípulos verão o desvelamento de sua interioridade e identidade. São convidados a ver de maneira diferente, captando o que se esconde aos olhares superficiais e frios. Percebendo o que é mais nobre e divino no interior do outro e vibrar com isso. Facilitando relações mais sadias, a construção da comunhão e a vivência da fraternidade. Somos todos irmãos… aprendendo a viver em comunidades.
Precisamos buscar o Tabor interior e encontrar a força criativa que sustenta o compromisso e confirma nossa filiação divina. O que levará a transfiguração da realidade em que vivemos. É a travessia pascal!
Bondade, compaixão e serviço
Confusos os apóstolos voltam a planície, retornam à realidade. Não permaneceram acomodados e isolados no monte, foi preciso “descer” à vida cotidiana com os seus conflitos e viver o que ouviram e aprenderam numa atitude de bondade, compaixão e serviço.
Os discípulos não entenderam a profundidade do acontecido, mas se dispuseram a caminhar com Jesus e continuaram aprendendo da sua Palavra. Despojando daquilo que desfigura e buscando o que humaniza e diviniza. A gloria virá, mas antes terão que percorrer o caminho da cruz; prenuncio de vitória para Jesus e para eles.
A transfiguração despertou um olhar mais nítido sobre Aquele que estará pendente na cruz e da beleza divina do amor misericordioso que brota do seu interior. Ele é o Filho amado, muito querido que dá sua vida para a salvação de todos. Quanta beleza, quanta luz, quanto amor! Escutemos Jesus, nossa salvação!
Rezemos
Senhor, que a contemplação da cruz, ajude a entender seu amor por nós e aprendamos a amar igualmente.
O Senhor nos abençoe e guarde. (Mons. JLF)
MAIS CONTEÚDO
No coração das nossas homilias, encontra-se uma profunda dedicação a explorar e compartilhar reflexões inspiradoras sobre as Escrituras, atendendo tanto a fiéis quanto a líderes religiosos que buscam aprofundar sua fé e prática. Primeiramente, o site se destaca por sua abordagem única, oferecendo homilias ricas que, sem dúvida, tocam o coração e o espírito de quem as lê.
Com efeito, ao adentrarmos no vasto universo da fé, encontramos não apenas desafios, mas também inúmeras fontes de inspiração e aprendizado. Nesse sentido, convidamos você, com grande entusiasmo, a visitar e explorar o nosso canal no YouTube, Liturgia Católica. Primeiramente, é importante destacar que, ao se inscrever em nosso canal, você não só terá acesso a um conteúdo profundamente enriquecedor, mas também se juntará a uma comunidade dedicada à reflexão e ao crescimento espiritual.