Esta geração terá que prestar contas! A nossa homilia de hoje é sobre os destinatários desta sentença, os doutores da Lei e os fariseus, que querendo ser exemplo de religiosidade, acabavam afastando as pessoas da fé. Vejamos.
Doutores da Lei e fariseus
De fato, os Doutores da Lei e fariseus se apossavam da Lei em seus mínimos detalhes, com isso não entravam no Reino, nem deixavam entrar outras pessoas de boa vontade. O motivo era simples: a religião ensinada por eles, era falsa. Como resultado, o caminho indicado não levava a Deus. É o fermento do legalismo e da hipocrisia que eles cultivavam acima de tudo.
Caminho do amor e da misericórdia
A princípio, a Deus se chega pelo caminho do amor e da misericórdia, não pela prática minuciosa da Lei. A submissão à Lei não elimina o egoísmo do coração, sua prática pode ser um gesto periférico, sem profundidade.
Da mesma forma, o amor só é possível se o fiel superar as barreiras do egoísmo e se deixar afetar pela pessoa necessitada. Deus ingressa pela mesma porta que o próximo, aliás, Deus entra com ele. Se o próximo não entrar, Deus também fica de fora.
O discípulo do Reino
Assim também, discípulo do Reino é desafiado a dar testemunho do amor misericordioso, única maneira de chegar à comunhão com o Pai.
Jesus distribui muitas carapuças aos fariseus e doutores da Lei. Não causa espanto o fato de se colocarem em acordo, “armando ciladas para apanhá-lo em alguma palavra”.
ORAÇÃO
Rezemos: Senhor, que eu possa atrair muitas pessoas de boa vontade a Ti, pelo testemunho de amor misericordioso.
O Senhor nos abençoe e guarde.
REFERÊNCIA
“Ai de vocês! esta geração terá que prestar contas disso”. Lc 11, 47-54
LITURGIA DIÁRIA E HOMILIA – CALENDÁRIO LITÚRGICO
[MEC id=”398126″]
Trending