Homilia – “Espírito impuro, sai desse homem!”. Mc 5, 1-20

Homilia diária segunda-feira JLF

Senhor, tira de mim aquilo que impede a minha liberdade. Quero ser um anunciador do Evangelho e um construtor de novas relações. Homilia – “Espírito impuro, sai desse homem!”. Mc 5, 1-20

Homilia – “Espírito impuro, sai desse homem!”. Mc 5, 1-20

Jesus se coloca diante de um homem possuído por um espírito impuro. Morava entre os túmulos, lugar da solidão e da morte e atentava contra a própria vida. Era mantido preso por correntes. Era um homem alienado, símbolo da sociedade opressora, que tira dele a liberdade de pensar e viver dignamente. Ele tem o seu encontro com Jesus: o bem e mal se encontram.


O nome do espírito impuro é estranho: Legião. Uma força poderosa e terrível como os contingentes dos militares romanos. É a capacidade de dominar, oprimir, destruir e tornar aquele homem estranho e insociável. É o mal que se impõe, impossibilitando-o de fazer o bem e ser feliz.


Jesus que exerce seu poder sobre as forças do mar e da natureza, manda também nos espíritos impuros. Porém, a fala do possesso é uma tentativa de demonstrar poder sobre Ele. Impossível!


O encontro termina com a derrocada total dos espíritos impuros. Eles entram nos porcos, animais considerados imundos pelos judeus, e acabam afogando-se no mar.


Surpreendente é o desfecho do episódio. Os donos dos porcos ficam inconformados, pois veem escapar sua fonte de lucro. Os habitantes pedem que Jesus se afaste daquela região. Pois para eles, os porcos eram mais importantes que a pessoa. Mas o homem, que foi curado: livremente retoma a capacidade de ser misericordioso, e tornou-se um missionário de Jesus entre os pagãos.

Rezemos

Senhor, tira de mim aquilo que impede a minha liberdade. Quero ser um anunciador do Evangelho e um construtor de novas relações.

São Brás, protetor da garganta rogai por nós.

Por intercessão de São Brás, Bispo e Mártir, livra-te Deus de todos os males da garganta e de qualquer outra doença. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

O Senhor nos abençoe e guarde.