Homilia | “És tu aquele que há de vir ou devemos esperar um outro?” | Mt 11, 2-11
Homilia | “És tu aquele que há de vir ou devemos esperar um outro?” | Mt 11, 2-11
Paira no ar uma promessa acalentada no coração do povo e que deve se realizar. As coisas velhas ficarão para trás e tudo será novo. Na esperança, sabemos que Deus é maior do que todos os nossos problemas. O profeta vai descrever essa esperança na forma de flores no deserto, na cura dos cegos, surdos e paralíticos etc.… e os últimos iniciarão a reviravolta na história.
Jesus é a realização dessa promessa. É preciso ter a paciência do agricultor, a ousadia dos profetas em meio aos maus tratos e saber esperar. Celebrar o Natal, é celebrar essa esperança de que, com o nascimento do menino Jesus, o mundo se renove, é uma boa notícia.
João Batista na sua dúvida, pergunta: “É você, aquele que deve vir…? Jesus reponde apontando para sua ação, que realiza a esperança messiânica de acordo com a profecia de Isaias. Cita as curas e o anuncio da Boa Nova aos pobres. Ele realiza o que Deus quer para o povo. Onde muitos só veem maldição, Ele inicia a reintegração.
É preciso perceber o dedo de Deus nos gestos de misericórdia de Jesus, isso ajuda a identificar e antecipar a sua vinda. Ele é a realização do projeto de Deus, o Reino que os discípulos levarão adiante na esperança que o Natal acalenta em nossos corações.
O prometido das Escrituras está onde as pessoas são transformadas e evangelizadas, onde os pobres encontram acolhida e os deprimidos se libertam do seu medo, se enchem de coragem e criam ânimo. Onde a vingança de Deus acontece na salvação, a vingança do seu amor misericordioso. Vamos ficar firmes e fortalecer o nosso coração: A vinda do Senhor está próxima!
Rezemos
Senhor, que eu saiba reconhecer a tua chegada, fazendo o bem a todos, realizando o teu projeto de amor.
O Senhor nos abençoe e guarde.