Homilia – “Eram como ovelhas sem pastor”. Mc 6, 30-34
Homilia – “Eram como ovelhas sem pastor”. Mc 6, 30-34
Diante da missão de governar, Salomão, pediu a Deus, sabedoria para praticar a justiça e conduzir o povo com discernimento. Sua oração chegou ao coração de Deus: “Dou-te um coração sábio e inteligente, como nunca houve outro igual e nem haverá”. E o que não pediu, veio por acréscimo.
Hoje vemos Jesus atencioso e sensível com os apóstolos que depois daquela experiência missionária, voltam cheios de entusiasmo e querem partilhar tudo o que tinham feito e ensinado. Ele percebe que estão cansados e os convida para um lugar de descanso, avaliação dos trabalhos, das correções, necessária, de planejamento e acima de tudo, um momento de oração.
O incansável trabalho de evangelização exigiu uma pausa restauradora. O trabalho é necessário, mas recomenda-se o tempo para o cultivo pessoal da espiritualidade e o estudo para aperfeiçoamento. Mas nem deu tempo… o povo já aguardava ansioso pelo Pão da Palavra e o conforto e benção vindos de Jesus, o povo continua precisando, estão como ovelhas sem pastor…

Jesus começa a ensinar, sempre ensinando…, explica as escrituras, não impõe nada… respeita liberdade apesar de perceber a necessidade. Ajuda o povo a descobrir a força da palavra que liberta e dá sentido a vida. Conta muitas parábolas, realiza muitos gestos, acolhe e cuida da vida.
Os discípulos aprenderam uma grande lição: a solidariedade e o amor pelo povo é o que dá sentido ao trabalho de evangelização, que nasce da compaixão, gera cuidado, caridade, amor a Deus e ao próximo.
Rezemos
Senhor, muitos estão esperando, ansiosos para ouvir a Palavra e receber a benção, envia-nos e nos fortaleça, queremos servir.
O Senhor nos abençoe e guarde.

