HOMILIA – “Entrar pela porta estreita” – Lc 13, 22-30
Homilia – “Façam todo esforço possível para entrar pela porta estreita”. Lc 13, 22-30
São muitos os que se salvam?
Muitos que conheciam o Antigo Testamento tinham dificuldades de aceitar Jesus e sua proposta, devido as exigências. Eram absurdas para alguns, principalmente para os doutores da Lei e fariseus.
Daí vem a pergunta: São muitos os que se salvam?
A resposta de Jesus rejeita a ideia de privilégios herdados, ou daqueles que pensam garantir a salvação por acumular um currículo com obras agradáveis a Deus. Jesus corrige esta maneira de pensar.
Entrar pela porta estreita
De um lado, Jesus enfatiza o esforço necessário para entrar no dinamismo do Reino, mas lembra que o acesso dependerá do dono da casa. A porta é estreita mas permite a passagem. Deus salva com a nossa colaboração. Lembra que não basta ter certa familiaridade com Ele para obter a salvação garantida.
Amar e servir como Jesus
Precisamos fazer a nossa parte e acolher a graça e a misericórdia. É um alerta para quem confia e se gloria de cumprir os preceitos.
O desafio é viver a justiça e a caridade, fazer da Palavra o critério de nosso agir. Amar e servir como Jesus, e fazer o bem.
Mais que salvar-nos, seremos salvos
O Reino de Deus, que se prolonga para além desta vida, é o ambiente que reúne os que praticam a justiça, e a misericórdia. É o passaporte para a salvação.
Na lista dos salvos haverá surpresas; últimos tomando o lugar de primeiros. Mais que salvar-nos, seremos salvos.
Rezemos:
Senhor, ajuda-me a passar pela porta estreita. Quero ser misericordioso e solidário com os pobres e sofredores, carentes de amor.
O Senhor nos abençoe e guarde.