Homilia – “Encontraram Maria, José e o recém-nascido”. Lc 2, 16-21

Homilia – “Encontraram Maria, José e o recém-nascido”. Lc 2, 16-21

Homilia – “Encontraram Maria, José e o recém-nascido”. Lc 2, 16-21

Começando um novo ano, cheios de esperança, suplicamos as bençãos, o desejo de Deus para todos nós: “O Senhor te abençoe e te guarde! Ele faça brilhar sobre ti a sua face e se compadeça de ti, volte para ti o seu olhar e de dê a paz!”. É a benção de um Deus cheio de compaixão, que nos ama muito e quer o nosso bem…

Somos convidados a prestar atenção na mensagem que os pastores comunicam: Deus entrou em nossa história, na fragilidade de uma criança pobre, na gruta de Belém. Eles são chamados a conhecer e anunciarem a Boa-Nova. Contam as maravilhas que ouviram dos Anjos, deixando todos admirados. Viram naquela criança indefesa o cumprimento das promessas, e a alegria de saber que Deus está conosco. É o amor respeitoso e fiel manifestado na encarnação.

Esta é a notícia que deve ser espalhada pelo mundo. Gritar, que da gruta de Belém a vida está recomeçando e deve chegar a todos. O Menino Jesus é a bondade de Deus para todos os atribulados que precisam de paz.

Dentro de Maria há uma explosão de emoções por tudo o que estava acontecendo. Ela medita e guarda tudo dentro do seu coração. Vence a ansiedade, não se desespera, confiante, obedece e faz tudo como Deus lhe ensinou.

Nossa missão é anunciar tudo o que experimentamos, como os pastores que correm para falar de Jesus. É imitar Maria como discípula, mulher e mãe. E para que a missão seja fecunda, é preciso que a mensagem seja contemplada e anunciada com alegria.

Amazon 012026

Dia Mundial da Paz

Neste primeiro dia do ano, olhando para Jesus no colo de sua Mãe amorosa, celebramos também o 59º. Dia Mundial da Paz, instituído pelo Papa São Paulo VI. Que a paz esteja conosco!

Fazendo memória da bondade de Deus partilhada na caminhada de 2025, queremos agradecer, reconhecendo sua presença luminosa em nossa história sofrida. É Tempo de olhar com esperança para o futuro, buscando caminhos que fazem de nós, pessoas melhores e cristão capazes de fazer do amor um estilo de vida, melhorando o mundo para todos. Escolhendo fazer sempre o bem, como Jesus.

Queremos olhar com esperança para o futuro, optando pela PAZ, para todos os povos. O Papa Leão em sua mensagem lembrou: “Antes de ser objetivo, a Paz é uma presença e um caminho”. A Paz é dom do Ressuscitado! Doado aos discípulos, trancados e cheios de medo no Cenáculo, que disse: A Paz esteja com vocês! Paz que encoraja, que abre as portas e os olhos, fazendo superar o medo. Não é fruto de negociatas e nem imposta pelo poder das armas.

É dom e fruto do nosso engajamento pessoal e comunitário. Somos desafiados a ser: Fazedores da Paz em nossa família, em nossa comunidade e transbordar a alegria desse jeito de ser em Cristo para o mundo inteiro…

Lembremos aqui, das nossas cidades, do Brasil, dos pobres esquecidos e doentes, das famílias em suas necessidades e de cada um de nós… para sentirmos a alegria dos cuidados da Mãe de Deus e nossa, a Mãe Aparecida que nos coloca com seu Filho. Coloquemos, também, nossos governantes para cuidarem de nossa gente, diminuindo suas dores e construindo um país mais justo, humano e fraterno… Dai-nos a benção, oh Mãe querida, Nossa Senhora Aparecida!

Amazon 052026

Rezemos

Senhor, que eu seja como os pastores que viram e anunciaram. Tenha um coração missionário como o de Maria que guarda, medita e serve com alegria. UM ANO NOVO, FELIZ E ABENÇOADO.

O Senhor nos abençoe e guarde!