
Homilia – “Em verdade eu digo a vocês: se alguém guardar a minha palavra, jamais verá a morte”. Jo 8, 51-59
Homilia – “Em verdade eu digo a vocês: se alguém guardar a minha palavra, jamais verá a morte”. Jo 8, 51-59
5ª. SEMANA DA QUARESMA – QUINTA FEIRA – 10/04/2025
Jesus confundiu seus adversários com suas declarações surpreendentes. Eles não foram capazes de compreender sua Palavra e presença, tiveram má vontade. Eles sofrem de uma miopia espiritual, e não enxergam com nitidez. Acabaram fabricando determinados filtros que modificam a realidade.
Obstinados pela Lei e tradições, os judeus tornaram-se incapazes de entender a Palavra de Jesus, que traz uma Boa Nova. E vai lembrar: eles têm olhos, mas não enxergam, têm ouvidos mais não escutam.
É significativo que Jesus tenha libertado de suas limitações muitos cegos e surdos. Mas muitos não se deixaram curar pela sua ação libertadora e permaneceram presos em sua cegueira e surdez, ficaram com o coração endurecido, tornando-se impermeáveis.
As autoridades não aceitaram a vida que Jesus oferece, e planejaram eliminá-lo. Ficaram escandalizados quando Ele diz: “Antes que Abraão existisse, Eu sou”. “Eu sou” recorda o nome de Deus, como se deu a conhecer a Moises, por ocasião da Libertação do Egito.
Jesus assume este nome por ser o Filho de Deus que revela de modo pleno o projeto do Pai. Não comprometidos com Ele, os chefes recolhem pedras para apedrejá-lo. Ameaçado de morte, Jesus se retira do Templo e se esconde. Sem aceitar a presença de Jesus, sem acolher o seu ensinamento e praticá-los, a humanidade permanece perdida e confusa.
Rezemos: Senhor, que eu tenha abertura suficiente de mente e coração, e seja capaz de acolher, entender e praticar sua Palavra de vida eterna.
O Senhor nos abençoe e guarde.