Homilia | “Ele viu e acreditou” | Jo 20, 2-8
Homilia | “Ele viu e acreditou” | Jo 20, 2-8
João é considerado o autor de três cartas pastorais, do Apocalipse e do quarto Evangelho, em que deixa transparecer sua profunda amizade e intimidade com o Senhor.
Ele é filho de Zebedeu e irmão de Tiago, a tradição o apresenta como “o discípulo que Jesus amava”. Ele e seu irmão receberam de Jesus um apelido de “filhos do trovão” (Mc 3, 17), indicando talvez seu caráter ardente e impetuoso.
João testemunhou curas operadas por Jesus. Juntamente com Pedro e Tiago, contemplou a Transfiguração de Jesus e sua agonia no horto das Oliveiras. É o único discípulo presente aos pés da cruz ao lado de Maria.
João era mais jovem e naquela manhã da Ressurreição, correu mais Pedro. Viu o Tumulo vazio, mas não entrou. Pedro chegou depois e entrou. A Ressurreição de Jesus aos poucos vai entrando na alma dos discípulos. E João a sua maneira amou intensamente o Senhor.
Ele viu e acreditou. A visão física serviu de pretexto para ver algo mais profundo acessível somente com o coração. João acreditou na Ressurreição, ele não ficou prisioneiro da morte, intuiu a nova realidade: Jesus está vivo!
A semelhança de João experimentamos uma intimidade com Jesus, recostando nossa cabeça em seu peito na oração e de modo mais intenso e profundo recebe-Lo na Eucaristia. E nos ajude contemplar o mistério do Deus encarnado no seio de Maria, nascido entre nós e na ressurreição como aquele que viu e acreditou. Com ele aprendemos, ter medida em tudo, menos no amor.
Rezemos
Senhor, reforça a minha fé e me ensine a amar e servir. Quero ser um discípulo do amor.
O Senhor nos abençoe e guarde.
Liturgia Relacionada
Leitura Recomendada
Vídeos