Homilia – Ele tomou a firme decisão de partir para Jerusalém

Jesus reprova a intolerância dos discípulos e mantém a firme resolução de caminhar para Jerusalém, onde vai fazer o novo êxodo: sua Morte, Ressurreição e Ascenção. Homilia – “Ele tomou a firme decisão de partir para Jerusalém”. Lc 9, 51-56

Ele tomou a firme decisão

Jesus toma a “firme decisão de partir para Jerusalém”, onde entregará a vida para a salvação de todos. Sua pedagogia indica o caminho para aqueles que querem se unir a Ele.


O verdadeiro discípulo é aquele que se dispõe a seguir Jesus no caminho da renúncia a si e da solidariedade com os pobres. Esse processo provoca conflitos com aqueles que não aceitam mudar o seu rumo.


Tiago e João, ainda apegados aos antigos rancores entre judeus e samaritanos, propõem que sejam exterminados diante da recusa de hospedagem a Jesus. Este apelo ao poder divino está a serviço da vingança odiosa, atitude muito presente em nossos dias. Querem a ruína dos samaritanos, uma vingança destruidora, um caminho contrário ao Reino.
Jesus reprova a intolerância dos discípulos e mantém a firme resolução de caminhar para Jerusalém, onde fará o novo êxodo: sua Morte, Ressurreição e Ascenção.


Tendo ensinado o amor aos inimigos, esta foi uma ocasião excelente para colocar em prática o que se espera dos discípulos. Rejeitado em Nazaré, não acolhido pelos samaritanos, Jesus continua seu caminho. Ele não veio para destruir, mas para salvar, pois a paciência de Deus em relação aos pecadores é infinita.

Hoje celebramos a memória de Santa Teresinha do Menino Jesus, patrona das Missões, que ela rogue por nós e faça de nossas comunidades Acolhedoras, Missionárias e Fraternas.

Rezemos

Senhor, que a vingança seja banida do meu coração e coloque em mim o espirito de compreensão e perdão.

O Senhor nos abençoe e guarde. (Mons JLF)

Capa os três dias de escuridão
A jornada interior

Tags: