Homilia | Ele é aquele que vem depois de mim, e não sou digno de desamarrar as correias de suas sandálias
Homilia | “Ele é aquele que vem depois de mim, e não sou digno de desamarrar as correias de suas sandálias” | Jo 1, 19-28
A figura de João inquieta as autoridades. Vão procura-lo e querem identificar sua origem e missão. Um profeta sempre se apresenta como inoportuno, falando em nome de Deus, acaba atrapalhando os projetos humanos.
Eles pensam no passado, e João aponta para o futuro e busca no profeta Isaias uma iluminação para o momento. É uma voz que grita no deserto da insensibilidade e do comodismo. E pede que preparem o caminho “daquele que deve vir”.
João Batista tinha consciência de sua identidade e missão. Se recusou a confundir os papeis, apresentando-se como alguém que não era. Sua atitude serve de inspiração para que os discípulos continuem preparando o caminho para o acolhimento de Jesus e assumir o lugar que lhe compete, de humilde servidor.
João Batista mostra o Messias presente no mundo. Jesus é a Palavra que se faz carne: Ele está entre nós! Veio para os seus, mas muitos não o acolheram.
É preciso reconhecer a presença amorosa de Deus entre nós. Ele age pelo amor, só o amor lhe interessa. Sem o amor, Deus não encontra lugar em nós. Por isso é preciso aprender a amar.
Rezemos
Senhor, quero ser um humilde servidor, preparando corações para amá-Lo, o lugar privilegiado para acolhê-Lo.
O Senhor nos abençoe e guarde. (JLF)
Orações Eucarísticas
Liturgia Diária e Homilias
Leituras Recomendadas
[MEC id=”398126″]