Homilia – “Eis o cordeiro de Deus”. Jo 1, 29-34

Homilia – “Eis o cordeiro de Deus”. Jo 1, 29-34

Homilia – “Eis o cordeiro de Deus”. Jo 1, 29-34

Muitos continuam perguntando: “Quem é Jesus?”. João Batista ajuda responder. Afirma que é o Deus esperado. Ele vai conhecer Jesus quando se apresenta para ser batizado.
João Batista está cumprindo a sua missão: preparar o terreno para a manifestação do Messias. Batiza com água, sinal de purificação. Jesus é quem batizará com o Espírito Santo, a força do alto que infunde vida nova e dá sentido aos novos tempos.

Realizada a experiência do encontro com Jesus, João Batista pode com segurança apresentá-lo ao povo como o “Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo”. Será imolado; é o sacrifício redentor realizado em favor da humanidade. É a Ele que se deve seguir doravante, pois é o “Filho de Deus.

João faz as suas afirmações porque viu e por isso dá testemunho. A evangelização supõe esta experiência única e pessoal. Somente quem experimenta pessoalmente o Senhor, tem as condições de anunciar. Vai descobrir que Jesus é o Senhor! E Nele somos os filhos amados de Deus.

O discípulo aprende a superar o egoísmo e vencer a desumanização, pela fé em Jesus e se dispõe a criar o mundo querido por Deus, onde todos são irmãos. A terra da fraternidade! É preciso ser discípulo para depois ser missionário. Antes de anunciar, é preciso viver aquilo que aprendemos da Palavra.

Amazon 052026

Santíssimo Nome de Jesus

Hoje, também celebramos a memória do Santíssimo Nome de Jesus, que começou a ser venerado nas celebrações litúrgicas a partir do Sec. XIV.

“É o nome desejado pelos patriarcas, esperado com ansiedade, suplicado com gemidos, invocado com suspiros, requerido com lágrimas e dado ao chegar a plenitude da graça” (são Bernardino de Sena).

São Paulo, na Carta aos Filipenses, lembra: Por isso, Deus o exaltou grandemente e lhe deu o Nome que está acima de qualquer outro nome, que diante dele se dobre todo o joelho e toda língua confesse que Jesus é o Senhor, para a glória de Deus Pai!

Rezemos

Senhor, quero ser discípulo-missionário, gritar o evangelho com a vida e colaborar na construção de relações justas, humanas e fraternas, o Reino.

O Senhor nos abençoe e guarde.