Homilia – E o Pai que vê o que está escondido te dará a recompensa – 14/02/24

4ª. FEIRA DE CINZAS – 14 DE FEVEREIRO DE 2024 – “E o Pai que vê o que está escondido te dará a recompensa”. Mt 6, 1-6.16

Homilia – E o Pai que vê o que está escondido te dará a recompensa

Liturgia Diária – Evangelho de hoje – Quarta-feira de Cinzas – 14/02/24

A Quaresma é o caminho para a Páscoa. Somos convidados à conversão. O Evangelho lembra três gestos da espiritualidade: a oração, a esmola e o jejum. É preciso vivê-los discretamente, sem alarde e aplausos.

O Jejum

O Jejum é bom para o corpo e para o coração; a esmola é um dever em relação aos mais pobres, e a oração é o caminho para Deus. Precisamos tomar cuidado para que as nossas melhores ações não sejam afetadas pelo orgulho ou a hipocrisia. Tirando as máscaras da vaidade e do exibicionismo que escondem a nossa verdadeira identidade.

Isso deve ser feito de maneira simples e humilde envolvendo a pessoa e o Pai do céu. A vaidade é uma mísera recompensa para os orgulhosos.

Campanha da Fraternidade

Iniciamos também a Campanha da Fraternidade: “Fraternidade e Amizade social” e tem como lema “Vós sois todos irmãos e irmãs” (Mt 23,8). Vem contribuir para despertar sobre o valor e a beleza da Fraternidade humana. Desafia a superar a cultura da indiferença, uma atitude de descaso diante das necessidades alheias.
A amizade social é um caminho que nos permite viver e existir com a responsabilidade e compromisso de transformar a própria vida e a vida do outro. Somos convidados a refletir sobre as causas dos conflitos, a hostilidade nas relações humanas e a agressividade interpessoal. Onde não há a experiência de amizade, sobra indiferença e violência, dois graves males

O Papa Francisco ensina que devemos ir além dos grupos de amigos e construir a Amizade social: “Um amor que ultrapassa as barreiras geográficas e dos espaços” (FT 97). A amizade autêntica não é um bem privado e fechado, carrega uma responsabilidade social.

A experiência da amizade estimula a construção de pontes entre pessoas e grupos. É dessa forma que fomentamos o desafio do diálogo que promove a cultura do encontro. É a capacidade de alargar os círculos e chegar a todos aqueles que se encontram perto de mim.

Rezemos

Senhor, que está Quaresma seja a melhor de minha vida. E nos conceda uma boa caminhada para a Páscoa.

O Senhor te abençoe e guarde. (JLF)


LEITURA RECOMENDADA

A Medicina de Santa Hildegarda
Para águas mais profundas: Um devocionário para todas as horas
Alma ferida, alma curada: Os caminhos da fé para vencer os problemas
Sermões quaresmais

Tags: