HOMILIA – “É Justo o Senhor em seus caminhos!” Lc 4, 31-37
Onde está Jesus, não há lugar para as forças do mal. Justamente porque Ele é o “Santo de Deus”. Ele “fala com autoridade”. Sua palavra é eficaz, realiza o que diz: “Ele dá ordens aos espíritos impuros, e eles saem”.
Diante da multidão maravilhada, Jesus expulsa o demônio, as impurezas, subjuga as forças do mal e liberta aquele homem, que estava incapacitado de fazer a vontade de Deus.
Segundo a mentalidade da época, a doença era atribuída a um poder maligno, ao demônio. A ação do demônio aliena a pessoa, impedindo a de pensar e agir por si mesma, de ser livre. A pessoa fica na dependência daquilo que engana, oprime e manipula.
Os demônios sabem que é Jesus, enquanto o povo ainda não fazia ideia de quem era aquele homem que fala com tanta autoridade. Jesus não quer ser reconhecido pelo demônio, mas pelos corações que acreditam e buscam fazer a vontade de Deus.
Foi para resgatar a humanidade de sua doenças e debilidades que Jesus veio ao mundo. Por isso nele se cumpriam as palavras do profeta Isaias como ouvimos ontem no Evangelho: “O Espírito do Senhor está sobre mim, me ungiu para anunciar, curar, libertar e trazer um tempo novo de vida e paz… Nele se cumpre a Palavra…” E hoje o povo já sente a força dessa verdade e o poder de sua autoridade…, que “diante dele todo joelho se dobre e toda língua proclame: Jesus Cristo é o Senhor!”
Rezemos, proclamando a nossa fé, cantando: Jesus Cristo é o Senhor, da minha vida Ele é Senhor, Glória a ti Senhor!
Deus abençoe você e sua família.
[MEC id=”398126″]