Homilia – “E Imediatamente, a lepra o deixou”. Lc 5, 12-16

Homilia – “E Imediatamente, a lepra o deixou”. Lc 5, 12-16
Um leproso diz a Jesus: “Senhor, se queres podes purificar-me”. E Ele respondeu: “Quero”. Ele quis e o leproso ficou curado. Deus na pessoa de Jesus, vem ao nosso encontro, Ele sempre dá o primeiro passo. Permite a aproximação de todos, com as suas carências e necessidades, pedindo uma graça, um milagre.
A situação dos leprosos era grave. Deviam se retirar do convívio social e ninguém podia tocá-los (Lv 13). Jesus, não está preocupado com a Lei, mas com o ser humano carente e necessitado.
O leproso com sua fé, apesar da sua impureza, aproxima-se de Jesus com confiança, o que era proibido por Lei. E Jesus não se afasta dele, pois foi ungido para ser uma Boa Notícia aos pobres e sofredores. Para Jesus ninguém é indigno da misericórdia de Deus.
O leproso nos ensina duas atitudes importantes: adorar o Senhor, reconhecendo nele o Salvador enviado pelo Pai, e estar pronto a realizar a vontade de Deus. Pedir com humildade e espirito de obediência.
Fazer o bem é sempre um imperativo na vida de Jesus. O sofrimento do leproso toca o seu coração e o move a fazer um gesto de compaixão, sem se importar com os preconceitos.
O modo de proceder de Jesus deve inspirar o discípulo do Reino a fazer o mesmo. O compromisso com o Reino exige fazer tudo o quanto está ao nosso alcance para socorrer aqueles que precisam de nossa atenção e generosidade. Devemos ser solidários e fraternos.
Rezemos
Senhor, torna-me solidário com os sofredores, sempre pronto a socorrer quem precisa de um gesto de compaixão em misericórdia.
O Senhor nos abençoe e guarde.

