Homilia – “É a menor de todas as sementes da terra”. Mc 4, 26-34

Homilia – “É a menor de todas as sementes da terra”. Mc 4, 26-34

Homilia – “É a menor de todas as sementes da terra”. Mc 4, 26-34

Apesar de nossas fraquezas que se deixam seduzir pelo pecado que mancham a nossa santidade, a misericórdia do Senhor é sempre maior que as nossas faltas: “Misericórdia, ó Senhor, porque pecamos”. Devemos reconhecer nossas fragilidades e acolher a misericórdia divina.

Jesus com seu jeito, mostra e ensina a grandeza do Reino de Deus de forma compreensível a todos. Na parábola da semente que “germina e cresce, sem que o semeador saiba como”, faz um alerta diante da nossa impaciência como discípulo do Reino. O Reino é uma realidade divina em nosso favor. E por ser divina, não cabe em nossa compreensão, mas atua na história.

Facilmente caímos na tentação de querer impor ao Reino uma dinâmica contrária ao seu tempo e ritmo. Querendo abreviar o tempo de maturação da Palavra no coração dos ouvintes, promovendo transformações necessárias, novas estruturas e relações mais justas humanas e fraternas. E por vezes nos desesperamos, levados pelo impulso a abandonar tudo e romper com a missão recebida de Jesus.

Amazon 022026

Cabe a nós, semearmos a Palavra do Reino. Uma vez semeada, produzirá uma dinâmica sutil no coração de cada um, escapando do nosso controle. Nela estão implicados, Deus e o ser humano, num diálogo que acontece intimamente.

O Reino depende da ação humana (semeador): é semeado por nós, mas cresce com a sua própria força. Deus faz germinar e crescer, completando a ação humana misteriosamente. O sucesso não depende do evangelizador.

O Reino é comparado a semente de mostarda, começa quase sempre nas coisas pequenas. Na força que vem de Deus, o que é pequeno, cresce e se fortalece. A Igreja deve evangelizar e confiar que Deus sempre está presente e faz germinar as sementes lançadas. Nossa tarefa é semear.

Rezemos

Senhor, livra-nos da impaciência e da tentação de impor ao Reino uma dinâmica que não corresponde à vontade do Pai. Ajuda-nos a descobrir a sua sutileza.

O Senhor nos abençoe e guarde.