Homilia – “Dou a vocês um novo mandamento: amem-se uns aos outros”. Jo 13, 31-35

Homilia – “Dou a vocês um novo mandamento: amem-se uns aos outros”. Jo 13, 31-35
DO AMOR À MISSÃO
Jesus centrou sua vida no amor mútuo. Esse amor nos leva ao amor a Deus. O contrário não é seguro. Amar a Deus e amar ao próximo são faces da mesma moeda, e não podemos fazer essa experiência amorosa pela metade. Mas para viver esse amor, é preciso superar o egoísmo. Só assim, encontraremos o outro em suas alegrias, carências e necessidades. Isso requer de nós uma grande liberdade de coração para desatar os preconceitos.
O amor mutuo mostra o amor divino presente no coração do discípulo, portanto, quanto mais profundo ele for, tanto mais o amor de Deus se alicerçará entre nós. Por isso, essa experiência não deve ser superficial, o que torna-se um grande desafio para os cristãos.
Jesus foi glorificado no seu amor por nós, que o levou à cruz, não como prova de força bruta, mas pela obediência e sua capacidade de amar até a última gota. Em meio às crises, perseguições e traições, apresenta um novo mandamento: Amar como Ele amou. Revelando um novo relacionamento com o próximo. Na cruz, amou os bons e os maus, sem distinção. Não quis derrotar ninguém, e sim amar a todos, antes de ser amado. É a gratuidade do amor divino.

Um novo amor
Quem se sente amado por Deus aprende a amar da mesma forma todas as pessoas, mesmo aquelas que não merecem, como fez Jesus na cruz, perdoando. Desse amor, nasce um mundo novo, sem maldades, sem ódio, mas com justiça e paz; um novo céu e uma nova terra.
Quem experimenta esse amor, demonstrado por Jesus, não fica passivo. Vai à missão, anunciando o evangelho e formando comunidades fraternas e acolhedoras, sinal do Reino. E Paulo, sentindo-se amado e comprometido, vai lembrar: “Ai de mim se não anunciar o Evangelho” (1 Cor 9, 16).
No clima pascal que ainda respiramos, a Palavra coloca em nossa vida a novidade deste amor missionário que transforma as relações e deve transbordar no mundo.
Rezemos.
Senhor, quero assumir a missão de revelar o Pai, pela vivência do amor, do compromisso com a justiça e da misericórdia fraterna.
O Senhor nos abençoe e guarde.