Homilia – “Distribui-os aos que estavam sentados, tanto quanto queriam”. Jo 6, 1-15
Homilia – “Distribui-os aos que estavam sentados, tanto quanto queriam”. Jo 6, 1-15
O acontecimento narrado neste evangelho se dá na Páscoa, quando todos se dirigem a Jerusalém. Mas, Jesus vai a Tiberíades, e ali celebra, e alimenta uma multidão faminta.
Os discípulos se encontram diante de uma multidão faminta. Jesus vai desafiá-los a dar de comer a todos. Uma situação difícil. Sentem-se pequenos, incapacitados e perdidos.
Os problemas são muitos e os recursos humanos e econômicos são poucos. Chegando à conclusão que a missão é grande demais para suas forças e recursos.
Nem uma grande soma de dinheiro seria suficiente para cada um ganhar um pedaço de pão. Havia ali, um menino que colocou à disposição os seus cinco pães e dois peixes. Jesus se mostra um profeta e não um rei, disso ele foge. Tomou os pães abençoou, repartiu e alimentou aquela multidão faminta. Que lição maravilhosa! Vamos colocar nossa pequena parte na missão, Jesus multiplica nosso pouco. Não nos furtemos a missão e a partilhar.
A intenção de Jesus foi ensinar aos discípulos a lição da solidariedade e da partilha. Apontando para a plenitude da graça presente n’Ele, e que se perpetua na Igreja, que continua celebrando a Eucaristia. Os cestos cheios, lembram a missão dos apóstolos, que na história continuam multiplicando o pão para todos. A superação da fome é superação do egoísmo e uma interpelação para nossa consciência.

Rezemos
Senhor, quero ter um coração sensível e generoso diante da fome dos irmãos. Que eu saiba repartir e viver aquilo que creio e celebro no altar.
O Senhor nos abençoe e guarde.