Homilia diária | “Vocês abandonaram o mandamento de Deus para seguir a tradição dos homens”. Mc 7, 1-8.14-15.21-23
Homilia diária | Vocês abandonaram o mandamento de Deus
Higiene é, sem dúvida, algo bom, conveniente e saudável. No entanto, o erro dos fariseus e de alguns doutores da Lei era afirmar que lavar as mãos, assim como outras práticas semelhantes, era condição para agradar a Deus.
Jesus explica o equívoco, especialmente diante da censura e do desprezo a Ele e aos discípulos. Os fariseus e os doutores da Lei, apegados às tradições dos antigos, eram incapazes de praticar o mandamento do amor e, assim, não percebiam a contaminação interior. Ele lembra as palavras do profeta Isaías: “Este povo me honra com os lábios, mas o coração está longe de mim”.
O louvor proclamado com os lábios, contudo, não corresponde às maldades praticadas com as mãos. Além disso, o apego às tradições religiosas não consegue, de fato, provocar a conversão do coração.
Jesus convida a mudar o foco: não se fixar apenas no exterior. Embora os fariseus venerassem as normas legais, isso não os impedia de dar vazão às más intenções de seu coração. Assim, a piedade exterior se torna apenas uma fachada, ocultando um interior cheio de maldades. A simples observância da pureza, portanto, não os torna pessoas justas e misericordiosas.
Não podemos confiar na justiça dos homens; ao contrário, devemos confiar na graça divina. Acima das aparências, o que realmente importa é o coração humano, que é capaz tanto das piores quanto das melhores ações. Por isso, devemos eliminar de nosso coração, as impurezas e maldades que nos levam a agir maliciosamente.
Rezemos
Senhor, dá-nos: a coragem de eliminar a maldade de nosso interior e a disposição de fazer brotar no coração a justiça, a misericórdia e a bondade.
O Senhor nos abençoe e guarde. (Mons. JLF)