Os fariseus aparecem discutindo com Jesus pedindo um sinal do céu. Muitos sinais tinham sido dados! Homilia Diária – “Por que esta gente pede um sinal?” Mc 8 11-13
Homilia Diária – “Por que esta gente pede um sinal?”
Liturgia Diária – Evangelho de hoje – Mc 8 11-13 – Segunda-feira, 12/02/24
Jesus não se omite; fala abertamente em público; não economiza ensinamentos; reparte o pão para a multidão faminta; faz prodígios que despertam o entusiasmo e a admiração de muitos.
E chegam os fariseus que não veem o sinal de Deus em sua ação. Apresentam uma objeção deslocada, inconveniente e desnecessária: querem ver um sinal do céu, pois aquilo que Jesus faz não revela a mão de Deus. Os fariseus não enxergam os reflexos de Deus na prática de Jesus. Pensam que Deus se manifesta em coisas mirabolantes.
A fé que Deus quer ver, vem do compromisso com o bem e a dignidade das pessoas. Deus não costuma fazer espetáculos. Se manifesta nas pessoas que humildemente promovem a vida, cuidam dos pobres e sofredores.
Os fariseus aparecem discutindo com Jesus pedindo um sinal do céu. Muitos sinais tinham sido dados! Não admitem que Ele é o maior sinal do céu. E diante da dureza do coração e arrogância acaba suspirando e parte para outra margem. É inútil bater em ferro frio.
Santo Tomás de Aquino lembra: “Para alguém que tem fé, nenhuma explicação é necessária. Para aquele sem fé, nenhuma explicação é possível”.
Rezemos:
Senhor, dá-me a fortaleza de ânimo para seguir seu exemplo, deixando-me guiar pelo seu jeito e ensinamentos. E quando surgirem os inimigos que eu saiba suspirar e seguir adiante.
O Senhor nos abençoe e guarde. (JLF)