“O que torna impuro o homem é o que sai do seu interior”. Mc 7 14-3 – Homilia Diária – Evangelho de hoje – Quarta-feira, 07/02/24
“O que torna impuro o homem é o que sai do seu interior”. Mc 7 14-3
Homilia Diária – Evangelho de hoje – Quarta-feira, 07/02/24
Jesus não se deixava enganar com a forma equivocada como a religião era praticada pelas lideranças religiosas do seu tempo. Estavam preocupados com as aparências. Enquanto faziam atos de piedade e pareciam tementes a Deus, viviam em descompasso com o querer divino. Preocupados com o exterior, descuidavam-se do interior.
A preocupação de Jesus, no tocante à impureza, consistiu em alertar os discípulos do Reino para o que sai do coração. Daí brota tudo quanto desvia as pessoas de Deus e afastam-se dos irmãos. Como pode alguém estar em comunhão com Deus, agindo na perversidade, cultivando ambições, ofendendo e caluniando o próximo?
Os olhos do Pai estão voltados para o coração dos filhos. Jesus propõe uma religião do coração feita de interioridade e sinceridade. Espera ver o que lhe é agradável: a misericórdia, a bondade, o perdão e a justiça. A pureza do discípulo é produzida pela prática dessas virtudes. Gestos exteriores, sem o respaldo interior, são insuficientes para gerar e sustentar amizade com Deus e o relacionamento fraterno entre nós. É o mau uso da liberdade.
A pessoa boa vê bondade em tudo, já a maldosa percebe o mal em tudo e em todos. Nossos pensamentos dirigem nossas ações. É preciso educar o coração para o bem e a virtude. Ele pode levar as alturas ou projetar num lamaçal.
Rezemos:
Senhor, dá-me um coração compassivo, de onde jorre a misericórdia e justiça. Um caminho de comunhão com Pai e os irmãos.
O Senhor nos abençoe e guarde. (JLF)