Não há nenhuma necessidade em nós que Jesus não pode saciar. Homilia Diária – “Comeram e ficaram satisfeitos”. Mc 8, 1-10
Homilia Diária – “Comeram e ficaram satisfeitos”
Liturgia Diária – Evangelho de hoje – Sábado, 10/02/24 – Mc 8, 1-10
Jesus multiplicou o pão para saciar a fome da multidão no deserto. Os discípulos incrédulos e insensíveis, viram no deserto, apenas, o limite das forças e das possibilidades humanas. Toda situação tem solução, porque o amor faz encontrar estratégias e recursos até no deserto inóspito.
Sem o olhar de Jesus, nossos desertos são os nossos limites. Com o olhar Dele, o deserto se torna o lugar onde Deus alimenta o espírito e nos fortalece para a Missão.
Jesus sentindo compaixão da multidão, se propõe saciar-lhe a fome. Em meio à multidão, sempre há alguém com meios ou ideias realizáveis, e a solidariedade brota como milagre. Foi promovida uma ação conjunta, envolvendo a participação de todos (discípulos e multidão). Todos foram admitidos ao banquete: judeus e gregos.
Não há nenhuma necessidade em nós que Jesus não pode saciar. O que antes era fome, com Jesus, tornou-se abundancia pela força da partilha. Recolhe das pessoas o que podem oferecer.
Naquela refeição do deserto, a partilha do pão, é figura da Eucaristia (dar graças). É a expressão de amor e vida em favor de toda humanidade. Não basta sentir compaixão pelos irmãos mais pobres; é preciso agir de forma solidária. A Eucaristia começa na compaixão e se testemunha na solidariedade.
Rezemos
Senhor Jesus, Pão da vida. Queremos construir um mundo sem pobreza e sem fome, mais justo, humano e fraterno!
O Senhor nos abençoe e guarde. (JLF)