Homilia Diária – “Aos surdos faz ouvir e os mudos falar”. Estes gestos lembram o nosso Batismo. – Mc 7, 31-37
Homilia Diária – “Aos surdos faz ouvir e os mudos falar”
Evangelho de hoje – Mc 7, 31-37 – Sexta-feira, 09/02/24
A cena evangélica acontece em território pagão, fora dos limites de Israel. Jesus se demonstra sensível, libertador, amoroso e acolhedor. Agiu com delicadeza; toma aquele homem surdo e mudo e o prepara para cura: toca-lhe o ouvido com os dedos, a língua com saliva, ergue os olhos, suspira em prece e ordena que se abra. Jesus poupou o homem de expor suas limitações. É o modo de Jesus agir. Surdez e cegueira são figuras de resistência à mensagem de Deus.
Estes gestos lembram o nosso Batismo. De onde nasce uma nova criatura, abre os ouvidos e solta a língua para escutar, viver e fazer ressoar para os outros a alegria do Evangelho. Não é só ouvir a Palavra, mas aprender a ver as pessoas como Deus nos vê e aprender com Jesus. É preciso saber interagir na comunidade.
Jesus faz resplandecer a gloria de Deus, mostra a força da palavra criadora (referência ao Genesis). Os que testemunham ficaram maravilhados e diziam: “Ele faz bem todas as coisas”. O povo fica admirado vendo o amor aos irmãos construir uma ação solidaria e divulgam o fato, apesar da recomendação de permanecerem em silêncio. Ali o poder de Deus se manifestou.
Rezemos:
Senhor, faça que saibamos acolher quem se aproxima de nós, carente de amor e de solidariedade, necessitado de nossa ajuda.
O Senhor nos abençoe e guarde. (JLF)