Homilia – “Deus não é Deus dos mortos, mas dos vivos”. Lc 20, 27-40
Homilia – “Deus não é Deus dos mortos, mas dos vivos”. Lc 20, 27-40
O Evangelho apresenta a controvérsia dos saduceus sobre a questão da ressurreição dos mortos. Eles não acreditam na ressurreição e apresentam a questão de modo equivocado. Jesus esvazia o valor da argumentação e a autoridade que julgavam possuir.
Eles defendem seus interesses e fazem uma armadilha para Jesus: “De quem será esposa a mulher que teve sete casamentos e sete maridos? Jesus responde: De nenhum. Assim Ele corrige o raciocínio dos saduceus.
Na vida futura, não haverá morte e nem necessidade de criar família. As relações acontecerão em nível diferente. Lá seremos como os anjos, não carregaremos as mesmas necessidades daqui, viveremos saciados, pois entramos na plenitude.
Quanto a ressurreição dos mortos, é certo que há, pois Deus, é Deus dos vivos e não dos mortos. A própria Escritura o comprova ao mencionar o Deus de Abraão, de Isaac e de Jacó. A vida dos ressuscitados não pode ser imaginada como cópia da vida deste mundo.
Rezemos:
Senhor, que eu tenha uma fé firme a ponto de compreender a Vida Eterna como o mistério de comunhão sem fim contigo, desde o meu Batismo e para sempre.
O Senhor nos abençoe e guarde. (JLF)