Homilia – “Deus não deseja que se perca nenhum desses pequeninos”. Mt 18, 12-14

Homilia – “Deus não deseja que se perca nenhum desses pequeninos”. Mt 18, 12-14

Homilia – “Deus não deseja que se perca nenhum desses pequeninos”. Mt 18, 12-14

Deus nos ama! Quer nos consolar! Vem com seu amor e poder, como um pastor que cuida do seu rebanho trazendo as ovelhas em seu colo. Cuida carinhosamente e deseja ser amado, pela boca do profeta diz palavras que ficam para sempre; não tenham medo, anunciem; preparem o caminho do Senhor… nivelem os vales… alisem as asperezas…; quer nos dar um coração como o seu e tem um olhar atento sobre nós.

Mesmo pecadores e desgarrados, nos procura até encontrar. Jesus mostra seu apreço. Seu desejo é que ninguém se perca, mas que voltemos ao bom caminho e quem se encontra perdido, seja encontrado. A ovelha desgarrada mereceu atenção do pastor, a ponto de desejar resgatá-la.

Amazon São Bento

Uma ovelha se perde por diferentes razões: distraiu-se e desviou do caminho, sofreu um ataque do predador, acidentou-se, adoeceu e ficou para trás ou se afastou voluntariamente.

O pastor sai para encontrar a ovelha perdida. O olhar de Jesus está sempre atento, não para punir, mas para garantir a conversão. Não deseja que ninguém se perca e nem espera que voltemos sozinhos, por isso não desiste de ninguém.

Na condição de ovelha desgarrada, experimentamos a grandeza do amor divino, que continua procurando e se alegrará com a nossa volta. A alegria de Deus é a nossa conversão, fruto do amor e não do medo-coerção ou do abandono e condenação. Que o amor seja o toque de Deus em minha vida.

Rezemos

Senhor, que a sua preocupação e ternura por nós, ajudem a voltar ao bom caminho e sentir os efeitos de sua bondade e misericórdia.

O Senhor nos abençoe e guarde.