Homilia – “Depois de batizado, Jesus viu o Espírito Pousando sobre ele”. Mt 3, 13-17
Homilia – “Depois de batizado, Jesus viu o Espírito Pousando sobre ele”. Mt 3, 13-17
Na conclusão do Tempo do Natal, vemos Jesus que depois de viver um longo tempo do escondimento na desconhecida Nazaré. Percebe que sua missão está além de ser carpinteiro. Cresce sua consciência na missão de anunciar a salvação e convocar a todos para a conversão.
Aproxima-se do batismo de João, assumindo essa missão. Foi ungido e confirmado pelo Espírito como o agrado do Pai e solidário com os pecadores e sofredores.
João tenta resistir, mas Jesus insiste em ser batizado, pois tem uma missão: era preciso “cumprir toda a justiça”. Reconheceu-se indigno de lhe administrar o batismo, mas depois cedeu. Jesus, humildemente, recebe o batismo e inicia sua caminhada missionária, manifestando-se publicamente ao mundo. Andando por toda parte, fazendo o bem e curando os que estavam dominados pela doença, a maldade e o egoísmo.

Este é o meu Filho amado!
Esta manifestação, não será mais pela estrela como vimos na festa da semana passada, que guiou os Reis Magos até Jesus na Gruta de Belém. Agora chega ao auge dessa manifestação pela voz e chancela do Pai: “Este é o meu Filho amado!”, escutem Jesus!
A Missão de Jesus é promover a justiça sem violência, a misericórdia e a bondade do Pai, contagiando o coração da humanidade e tornando-a mais justa, fraterna e solidária. Propondo cuidar da vida, acolher, perdoar e jamais condenar. Ele, não quebra a cana rachada e nem apaga o chama que ainda fumega, abre os olhos aos cegos e livra do cárcere os aprisionados nas trevas, sempre preocupado com a salvação de todos.
A exemplo de Jesus, nós também, mediante o batismo, somos inseridos na Igreja, numa comunidade de fé, missionária, acolhedora, servidora e fraterna.
Com a vinda do Espírito Santo, Jesus é confirmado para a missão. Com essa mesma força que cria e recria, assumimos a missão que o Pai nos confiou: anunciar o Evangelho; construir o Reino, a novidade de Deus presente entre nós, e convidar à conversão. Igreja em saída… sempre apressados em anunciar, cuidar e resgatar…
Rezemos
Senhor, quero agradecer meu Batismo, o empenho e o testemunho de meus pais e padrinhos, e a vivência na comunidade. Quero assumir minha identidade cristã e viver a missão na suave condução do Espírito Santo.
O Senhor nos abençoe e guarde.

