Homilia – “Deixaram tudo e o seguiram”. Lc 5, 1-11

Homilia diária Domingo JLF

Somos desafiados a pescar em realidades carentes de amor, de justiça, de vida… águas mais profundas. Homilia – “Deixaram tudo e o seguiram”. Lc 5, 1-11

Homilia – “Deixaram tudo e o seguiram”. Lc 5, 1-11

“MISSÃO: CORAGEM E INICIATIVA”

Jesus ensina na beira do Mar da Galileia, no ambiente dos pescadores. Junta muita gente em volta dele. Sobe na barca de Pedro para continuar ensinando. Pede que lancem as redes em águas mais profundas. Apesar de terem enfrentado uma noite difícil e infrutífera, eles obedecem (o ensinamento chegou ao coração e enraizou-se). Lançaram as redes novamente e aconteceu uma grande pescaria.


“Avançar para as águas mais profundas” é uma orientação missionário para darem passos na direção das situações desafiadoras, sem se contentarem com as tarefas facilitadas. Os fracassos acontecem quando tentamos fazer tudo sozinhos.


A obediência à orientação missionária supõe coragem, inciativa e criatividade. Os medrosos não se comprometem. Preferem as águas rasas, onde não há riscos. Ficam longe do desafio missionário, preferindo a estagnação das águas rasas; os terrenos conhecidos e tradicionais. Buscam a própria segurança e acabam não vendo o milagre acontecer, as redes cheias.


Depois do sucesso da pesca, Jesus chama alguns para segui-Lo e partilhar a missão. De pescadores de peixes transformam-se em pescadores de gente. O Papa Francisco lembra: é preciso ir…, sair… acolher a todos …


A comunidade missionária não fica pescando nas águas rasas da rotina e do comodismo. Somos desafiados a pescar em realidades carentes de amor, de justiça, de vida… águas mais profundas. Situações que exigem diálogo, acolhida e respeito. Não podemos ficar com o mínimo suficiente, mas buscar o máximo possível.

Rezemos

Senhor, tu me olhaste nos olhos, a sorrir pronunciaste meu nome. Lá na praia eu larguei o meu barco, junto a Ti buscarei outro mar.

O Senhor nos abençoe e guarde.