Homilia | Dêem a Cesar o que é de Cesar, e a Deus o que é de Deus | Mc 12, 13-17

Homilia | Dêem a Cesar o que é de Cesar | Mc 12, 13-17

Homilia | Dêem a Cesar o que é de Cesar, e a Deus o que é de Deus | Mc 12, 13-17

Homilia | Dêem a Cesar o que é de Cesar | Mc 12, 13-17

Os fariseus e partidários de Herodes preparam uma cilada para Jesus e pretendem criar confusão, pois estão armados de malicia, querem que Ele tome partido em questões políticas.


Se Jesus dissesse que não deveria pagar impostos, acusariam de subversivo, seria perseguido e punido pelos romanos. Se dissesse sim, se colocaria contra o povo, cairia em descredito diante das multidões, esmagadas pelos impostos. Seria acusado de colaborador do poder romano, e visto como inimigo do povo.


Jesus não se deixou enredar e respondeu de forma desconcertante, mostrando como a armadilha foi mal preparada. Não faz uma avaliação política sobre o que é bom ou ruim no estado romano, porém afirma um princípio moral: É a Deus que devemos servir. Quanto ao povo, seja tratado com respeito.
César não é senhor absoluto. O Senhor absoluto da história é Deus, a quem todos devem servir: “Devolvam a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus”.


Jesus denuncia o poder–dominação e institui o poder-serviço. Ele veio para servir, o seu Reino é da fraternidade, do serviço e do bem comum. É o Reino do amor e da paz, e não da confusão e da exploração.

Rezemos

Senhor, livra-nos das armadilhas, nos proteja. Ensina os dirigentes a governar com justiça, e ter um coração sensível as necessidades do povo.

O Senhor nos abençoe e guarde. (Mons. JLF)

Mais conteúdo

No coração das nossas pregações, encontra-se uma profunda dedicação a explorar e compartilhar reflexões inspiradoras sobre as Escrituras, a fim de atender tanto a fiéis quanto a líderes religiosos que buscam aprofundar sua fé e prática. Primeiramente, o site se destaca por sua abordagem única, oferecendo pregações ricas que, sem dúvida, tocam o coração e o espírito de quem as lê.

Telegram

Certamente, a jornada espiritual é enriquecida quando compartilhada, e é com essa premissa que convidamos você a se unir ao nosso canal do Telegram, Liturgia Católica. Primeiramente, ao inscrever-se, você não apenas ganha acesso a uma fonte inesgotável de inspiração diária, mas também se torna parte de uma comunidade vibrante que visa crescer e evoluir na fé.

Youtube

Com efeito, ao adentrarmos no vasto universo da fé, encontramos não apenas desafios, mas também inúmeras fontes de inspiração e aprendizado. Nesse sentido, convidamos você, com grande entusiasmo, a visitar e explorar o nosso canal no YouTube, Liturgia Católica. Primeiramente, é importante destacar que, ao se inscrever em nosso canal, você não só terá acesso a um conteúdo profundamente enriquecedor, mas também se juntará a uma comunidade dedicada à reflexão e ao crescimento espiritual.

Instagram

Nosso perfil é um convite aberto para explorar a riqueza da fé católica mediante imagens que falam ao coração, reflexões que desafiam o espírito e orações que unem a comunidade, ademais, é uma oportunidade única de conectar-se com uma rede de fiéis engajados em viver e compartilhar o evangelho de maneira autêntica e transformadora.

Aplicativos Android

Ao instalar nossos aplicativos, certamente você terá ao alcance das mãos recursos valiosos que promovem a reflexão, o aprendizado e a oração diária, facilitando o acesso a uma vasta gama de conteúdos inspiradores que falam diretamente ao coração e à alma. Além disso, nossos aplicativos são projetados para serem espaços de acolhimento e partilha, onde cada usuário é convidado a explorar a profundidade da fé católica em seu próprio ritmo e de maneira interativa.

author avatar
Editor
Como Editor do site Homilias, minha paixão é compartilhar reflexões inspiradoras e edificantes com a nossa comunidade. O meu objetivo é proporcionar conteúdo de qualidade que possa nutrir sua fé, fortalecer sua conexão com Jesus Cristo e oferecer perspectivas enriquecedoras para enfrentar os desafios do dia a dia. Acredito no poder transformador das palavras do Evangelho e na capacidade das homilias de tocar corações e transformar vidas! Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!

Tags: