Homilia – Dedicação da Basílica de Latrão (Catedral de Roma)
Homilia – Dedicação da Basílica de Latrão (Catedral de Roma)
“Jesus estava falando do Templo do seu corpo”. Jo 2, 13-22
A Basílica de Latrão é catedral do Papa, o bispo de Roma. É a “mãe de todas as Igrejas” espalhadas pelo mundo inteiro. Sinal visível da unidade da Igreja Católica, reunida na pessoa do Papa e com ele formamos a Igreja de Jesus Cristo.
Algo muito grave estava acontecendo no Templo, para justificar a atitude de Jesus, sempre cheio de ternura e perdão. Ele dá um basta: “não façam da casa de meu Pai uma casa de comercio”. Mostra que ali não é o lugar de aproveitadores que em nome de fé exploram os humildes e profanam o Sagrado.
O Templo é o lugar onde Deus se revela e se comunica com o seu povo. É também o lugar do encontro entre os irmãos e Deus. Daí jorra a vida e a paz para todos. Jesus fala de um novo sinal, o seu corpo crucificado e glorificado na Ressurreição. Um novo Templo, não de pedras, mas espiritual.
Celebrar a dedicação da Catedral do Bispo de Roma é recordar que Jesus que instituiu a Igreja para reunir na unidade os filhos dispersos pelo mundo inteiro, sob o pastoreio de Pedro e seus sucessores. Somos os batizados, as pedras vivas da Igreja.
A Basílica de Latrão foi construída por Constantino no terreno da família Laterani. Foi dedicada pelo papa Melquíades, (311-314), ao Santíssimo Redentor, tendo como patronos São João Batista e São João Evangelista.
Rezemos:
Senhor, abençoe a Igreja! Que viva imensamente o Batismo. Somos uma Igreja de todos para todos, participativa, missionária e acolhedora!
O Senhor nos abençoe e guarde. (JLF)
Aplicativo Android
Surpreenda-se com um aplicativo completo para o público católico.
Gratuito, Surpreendente, Interativo!