Festa de São Timóteo e São Tito – “A messe é grande, mas os trabalhadores são poucos”. Lc 10 1-9 – Homilia de Sexta-feira, 26/01/24
A messe é grande, mas os trabalhadores são poucos
No Evangelho de hoje, notamos três tipos de discípulos de Jesus: os Doze, os setenta e dois e as multidões. A todos anunciava a Boa-Nova e pregava o amor. Podemos ver nos setenta e dois, tantos leigos e leigas que continuam realizando a missão de evangelizar. A missão é de todos e para todos.
Hoje a liturgia destaca dois evangelizadores: Timóteo e Tito. Eles são dois filhos espirituais e amigos de Paulo. Nas viagens missionárias, Timóteo foi seu companheiro, com quem dividiu alegrias e sofrimentos. Foi portador de cartas e instruções dirigidas as recém fundadas comunidades cristãs.
Foi bispo de Éfeso. Mesmo ocupando-se com outras missões, Timóteo permaneceu fiel a Paulo, principalmente na prisão. Nos livros bíblicos, constam duas “cartas pastorais” de Paulo a Timóteo.
Outro colaborador de Paulo foi Tito. Exerceu a função de mediador para levar harmonia e paz as comunidades em conflito. Foi bispo de Creta. Também a ele, Paulo escreveu uma “carta pastoral”. É possível que Tito tenha evangelizado a Dalmácia, onde é venerado de modo especial.
O evangelho lembra que continuamos preparando o caminho para o Senhor. Dois a dois, vamos pelos caminhos: como catequistas, evangelizadores, como pais e mães que instruem os filhos e de tantas outras formas.
Na dinâmica do Reino de Deus, quem é evangelizado deve evangelizar. Dar e receber são processos simultâneos; quando evangelizamos, somos evangelizados. Somos responsáveis pelo anúncio do Evangelho e pela paz que nasce dele.
Rezemos:
Senhor, a messe é grande e os operários são poucos…. Envia-me, quero ser teu disicpulo-missonário.
O Senhor nos abençoe e guarde. (JLF)