Homilia de 01 de janeiro de 2024 “SANTA MARIA, MÃE DE DEUS”

Homilia de 01 de janeiro de 2024 “SANTA MARIA, MÃE DE DEUS”

Homilia de 01 de janeiro de 2024 “SANTA MARIA, MÃE DE DEUS”

“Os pastores foram apressadamente e encontraram Maria, José e o recém-nascido”. Lc 2, 16-21

MARIA É AQUELA QUE SABE OUVIR

O tempo é um dom de Deus que precisa ser acolhido com gratidão e responsabilidade. Neste primeiro dia do ano, vamos agradecer os dons recebidos e assumir com alegria e esperança o Ano da Graça de 2024. O desafio é assumir o projeto do Pai, revelado em Jesus. Saber tomar o caminho da gruta de Belém para o encontro com Jesus, o Caminho, a Verdade e a Vida. E isso deve ser feito apressadamente.

O Evangelho destaca para nós pessoas envolvidas no Mistério da Encarnação. A mãe que contempla o filho e busca compreender o acontecimento. A presença dos pastores que são os primeiros a conhecer e anunciar o recém-nascido.

Iniciar o ano sob a proteção de Maria é sempre motivo de alegria. Ao longo do ano, procuremos a exemplo dos pastores: apontar caminhos de esperança e otimismo a todos, frente aos desafios e dificuldades. Aprender com Maria, olhar e meditar os fatos, acontecimentos e guarda-los no coração, discernindo o sentido e as exigências da presença de Deus.

Sentir a convocação para vencer o individualismo, assumir a responsabilidade e o cuidado que devemos ter uns pelos outros e pelo mundo. Aprender a ser compassivos, ter fé e trabalhar pelo bem comum, metas que requerem coragem e vigor.

A vaidade, a superficialidade e a zombaria da ética não fazem nenhum bem. A era moderna projetou a igualdade, a liberdade, agora precisamos acrescentar a fraternidade, o reconhecimento e o respeito pelo outro. A fraternidade dará à liberdade e à igualdade a justa sintonia, lembra o Papa.

Há necessidade de um transbordamento amoroso e misericordioso que quebra barreiras. Do investimento na criatividade como reação dos corações provados, acalmados e sustentados na oração, na paciência e no diálogo com os outros.

Vamos buscar a superação do conflito, o amadurecimento da situação e a busca da vontade de Deus. Há esperança que devemos espalhar, há fraternidade que devemos construir e viver a partir de novas relações. Há justiça a ser implantada, amor e perdão a serem vivenciados. Temos a nossa frente o tempo, falta-nos a escolha. Escolha, a vida e a paz!.

Rezemos: Senhor, ajuda-nos a dizer e viver um Feliz e Abençoado 2024. Que venha a paz!

O Senhor nos abençoe e guarde. (JLF)

Missal Romano 3ª Edição Típica 2023
Missal Romano 3ª Edição Típica 2023
ORAÇÕES EUCARÍSTICAS PARA CONCELEBRAÇÃO - CONFORME 3ª EDIÇÃO TÍPICA DO MISSAL ROMANO
ORAÇÕES EUCARÍSTICAS PARA CONCELEBRAÇÃO – CONFORME 3ª EDIÇÃO TÍPICA DO MISSAL ROMANO
INSTRUÇÃO GERAL DO MISSAL ROMANO 2023
INSTRUÇÃO GERAL DO MISSAL ROMANO 2023