Homilia de 01 de janeiro de 2024 “SANTA MARIA, MÃE DE DEUS”
Homilia de 01 de janeiro de 2024 “SANTA MARIA, MÃE DE DEUS”
“Os pastores foram apressadamente e encontraram Maria, José e o recém-nascido”. Lc 2, 16-21
MARIA É AQUELA QUE SABE OUVIR
O tempo é um dom de Deus que precisa ser acolhido com gratidão e responsabilidade. Neste primeiro dia do ano, vamos agradecer os dons recebidos e assumir com alegria e esperança o Ano da Graça de 2024. O desafio é assumir o projeto do Pai, revelado em Jesus. Saber tomar o caminho da gruta de Belém para o encontro com Jesus, o Caminho, a Verdade e a Vida. E isso deve ser feito apressadamente.
O Evangelho destaca para nós pessoas envolvidas no Mistério da Encarnação. A mãe que contempla o filho e busca compreender o acontecimento. A presença dos pastores que são os primeiros a conhecer e anunciar o recém-nascido.
Iniciar o ano sob a proteção de Maria é sempre motivo de alegria. Ao longo do ano, procuremos a exemplo dos pastores: apontar caminhos de esperança e otimismo a todos, frente aos desafios e dificuldades. Aprender com Maria, olhar e meditar os fatos, acontecimentos e guarda-los no coração, discernindo o sentido e as exigências da presença de Deus.
Sentir a convocação para vencer o individualismo, assumir a responsabilidade e o cuidado que devemos ter uns pelos outros e pelo mundo. Aprender a ser compassivos, ter fé e trabalhar pelo bem comum, metas que requerem coragem e vigor.
A vaidade, a superficialidade e a zombaria da ética não fazem nenhum bem. A era moderna projetou a igualdade, a liberdade, agora precisamos acrescentar a fraternidade, o reconhecimento e o respeito pelo outro. A fraternidade dará à liberdade e à igualdade a justa sintonia, lembra o Papa.
Há necessidade de um transbordamento amoroso e misericordioso que quebra barreiras. Do investimento na criatividade como reação dos corações provados, acalmados e sustentados na oração, na paciência e no diálogo com os outros.
Vamos buscar a superação do conflito, o amadurecimento da situação e a busca da vontade de Deus. Há esperança que devemos espalhar, há fraternidade que devemos construir e viver a partir de novas relações. Há justiça a ser implantada, amor e perdão a serem vivenciados. Temos a nossa frente o tempo, falta-nos a escolha. Escolha, a vida e a paz!.
Rezemos: Senhor, ajuda-nos a dizer e viver um Feliz e Abençoado 2024. Que venha a paz!
O Senhor nos abençoe e guarde. (JLF)