Homilia – “Curou muitas pessoas de diversas doenças”. Mc 1, 29-39
Homilia – “Curou muitas pessoas de diversas doenças”. Mc 1, 29-39
Jesus se apresenta como aquele que vai além de ser o carpinteiro de Nazaré, entrega-se totalmente a missão que lhe foi confiada. Saiu do seio do Pai e encarnou-se. Anda por todos os lugares e pelas periferias da vida. Faz milagres, é solidário com os doentes e os possessos.
Transcendendo as curas e os exorcismos, sinais de sua pregação. Sua missão consiste em restaurar a dignidade humana e a comunhão das pessoas com Deus. Reza em silêncio no deserto, sua força flui dessa íntima comunhão com o Pai e da plena sintonia com sua vontade, tornando sua obra eficaz.

Não se instala no mesmo lugar, está sempre a caminho, procurando os mais afastados, a fim de anunciar-lhes o Evangelho. Querem retê-lo, mas Ele vai adiante: precisamos ir a outros lugares, pois para isso Eu vim.
Anda por todos os lugares, sai da sinagoga e se desloca para casa de Pedro. Cura aquela mulher acamada, com febre, mostrou seu interesse e a curou. Estendendo sua mão a reergueu. Estando em pé, foi servir a comunidade.
A palavra de Jesus sempre vem acompanhada de ação! Ele toca os corações com sua palavra regada de alegria e esperança. Não engana ninguém. Liberta da alienação e da dominação e os convida ao serviço. Em sua missão, sai da casa de Pedro e vai para as ruas e praças. Foi solidário com os doentes e as pessoas dominadas por maus espíritos.
Onde Jesus chega, o mal se afasta!
Jesus fala o que cada pessoa precisa ouvir. Os desanimados ouvem uma palavra de coragem e esperança, já os egoístas são motivados a descobrir o valor da solidariedade e do amor. Os pecadores, por sua vez, são convidados a deixar de lado a vida transviada e se voltarem para Deus e aqueles que procuram uma religião legalista e sem piedade são confrontados com a face misericordiosa do Pai.
Onde Jesus chega, o mal se afasta! É o Reino de Deus chegando na sua bondade e misericórdia. Onde suas mãos tocam, a vida renasce. A evangelização sempre deve ser palavra, ação e oração.
Rezemos
Senhor, seu ensinamento liberta o nosso coração do egoísmo e da indiferença que impedem de caminhar com alegria e otimismo. Quero rezar, anunciar, amar e servir.
O Senhor nos abençoe e guarde.

