
Onde Jesus se faz presente, o mal se afasta. É o Reino de Deus que chega com sua bondade e misericórdia. Homilia – “Curou muitas pessoas de diversas doenças”. Mc 1, 29-39
Homilia
Da sinagoga, Jesus vai à casa de Pedro. Encontra sua sogra acamada, com febre alta. Jesus se interessou pela doente e, curada, levantou-se para servir. A palavra de Jesus é acompanhada pela ação. Ele sabe tocar os corações, sua palavra é regada de otimismo, não engana ninguém.
Fala o que cada um precisa ouvir. Os desanimados ouvem uma palavra de ânimo e esperança. Os egoístas são motivados a descobrir o valor da solidariedade. Pecadores, convidados a deixar de lado a vida transviada e se voltarem para Deus. Os que procuram uma religião legalista e sem piedade, são confrontados com a face misericordiosa do Pai.
A palavra/ação de Jesus nesse momento atinge os habitantes de Cafarnaum: doentes e endemoniados são curados. Depois, Ele se retira a um lugar deserto para rezar, alimentar a sua sintonia com o Pai.
Aqui aprendemos muitas coisas: o valor da oração de intercessão, pela qual apresentamos nossas necessidades ao Senhor; a misericórdia de Jesus que vem ao nosso encontro nas tribulações; a atitude de serviço, própria de quem está no caminho de Jesus.
Onde Jesus se faz presente, o mal se afasta. É o Reino de Deus que chega com sua bondade e misericórdia. A evangelização sempre deve ser palavra, ação e oração. Onde tem o toque de suas mãos, a vida renasce.
Rezemos
Senhor, que suas palavras libertem o meu coração do egoísmo e da indiferença que me impedem de caminhar com alegria e otimismo. Quero aprender a rezar, amar e servir.
O Senhor nos abençoe e guarde.